Na década de 1980 e começo da de 1990, o Megadeth já tinha provado seu valor thrash metal, colocando na praça Peace Sells… but Who’s Buying? (1986), So Far, So Good… So What! (1988) e Rust in Peace (1990). O movimento seguinte seria sair exclusivamente da programação do Headbangers Ball, programa da MTV, e figurar em outras atrações do canal musical, contudo, para que isso rolasse, Dave Mustaine e companhia precisaria amansar o som do grupo e dar vazão a um fluxo melódico mais abrangente.
No dia 1 de novembro de 1994, com o lançamento de Youthanasia, o Megadeth mostrou ao público sua nova fórmula musical, que chegou mais refinada, com menos velocidade e sem os famosos cacoetes do thrash metal como as linhas vocais essencialmente ríspidas, letras versando sobre o eminente apocalipse mundial e conteúdo sonoro sem chance de respeito ao ouvinte, pois é uma pedrada atrás da outra.
Reckoning Day começa o sexto álbum de estúdio com um riff maciço, focado em palhetadas alternadas, mas liberando pouca pressão no acelerador. Train of Consequences, segunda música do disco, dá o tom da obra: melodias em profusão e polidez até então nunca experimentada pelo quarteto norte-americano.
Sem medo de dar a cara a tapa, o Megadeth sacou da cartola a quase balada A Tout le Monde, que chegou a causar certa estranheza nos fãs mais puristas, porém, ajudou na obtenção de novas hordas de admiradores, figurando na programação da citada MTV – inclusive na sucursal brasileira – e VH1.
Além do teor musical, outro ponto mexido por Mustaine fora o quesito produção, que veio mais polido e, até mesmo, mais leve que outrora. Max Norman (Ozzy Osbourne) foi o profissional escolhido para assinar a produção do disco ao lado de Dave Mustaine. E o resultado de todo trampo da dupla – e da turma: Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria) – levou o Megadeth ao quarto lugar da Billboard 200; na paradas britânicas, o disco papou a sexta posição.
Youthanasia, que já vendeu mais de um milhão e meio de cópias, foi sucesso aqui na terrinha, também, a ponto de trazer o quarteto para se apresentar pelas bandas de cá pela segunda vez – a primeira foi no Rock in Rio 2, em 1991, no Maracanã.
Em suma, Youthanasia foi a guinada melódica do Megadeth e o primeiro gostinho de Mustaine e companhia no tapete vermelho do mainstream do rock e metal – quiçá da música, em geral.