Muitos são os subgêneros dentro do espectro musical do heavy metal, e na mesma proporção pipocam grupos nos quatro cantos do planeta, no entanto, há a necessidade de estabelecer uma peneira a fim de garimpar àqueles que realmente se comprometem em elaborar um trabalho criativo, inovador, envolvente e distinto, e é nesses predicados que a banda finlandesa Wintersun tem espelhada e representada sua arte.
The Forest Seasons, que tem lançamento nacional via Shinigami Records/Nuclear Blast, é o mais novo e terceiro trabalho de estúdio do grupo nórdico. Com apenas quatro faixas (cinco, caso o ouvinte considere o bônus track, que é a versão acústica da canção Loneliness (Winter)), que totalizam 54 minutos de música, o álbum transita em adjetivos como complexo, criativo e inspirador. O ouvinte é compelido – de uma maneira positiva, diga-se – a imergir ao mundo criado em TFS para que sinta e absorva todas as suas nuances, dinâmicas e matizes sonoros.
Com cada canção responsável por representar uma estação do ano, Awaken From The Dark Slumber (Spring) é a fusão de melodias alegres e orquestrações à aspereza do vocal de Jari Mäenpää – completa a banda Teemu Mäntysaari (guitarra); Jukka Koskinen (baixo) e Kai Hahto (bateria). O clima altivo permanece em The Forest That Weeps (Summer), onde grandiosos coros são bradados no pegajoso refrão, e vale destacar a interessante inserção de instrumentos folclóricos como a cítara.
O ambiente gélido e soturno toma conta nos primeiros acordes de Eternal Darkness (Autumn), no qual o tempestivo black metal à la Dimmu Borgir sopra para bem longe quaisquer chances de delicadeza e suavidade. Loneliness (Winter) transborda em seus versos e melodias emoção e melancolia e uma maravilhosa interpretação vocal Jari Mäenpää, ganhando ênfase como melhor canção de The Forest Seasons.
Wintersun acertou a dose de complexidade, beleza e criatividade em The Forest Seasons, e prova o porquê de ser um dos mais cortejados grupos da atualidade. The Forest Seasons merece uma audição atenciosa para que todos os seus atributos desabrochem em cada escuta e seja, pois, apreciado e contemplado em sua totalidade.
Track list de The Forest Seasons:
1. Awaken From The Dark Slumber (Spring)
2. The Forest That Weeps (Summer)
3. Eternal Darkness (Autumn)
4. Loneliness (Winter)
Bônus
5. Loneliness (Winter) (acústico)
Nota:7,5