Ozzy pode não ter muita técnica, já que nunca estudou canto e aprendeu tudo na base da tentativa e erro. Todavia, na primeira nota, o ouvinte já sabe que é o Madman. Se não fosse o bastante, o cara ajudou erguer a base do heavy metal.
O cantor foi um dos responsáveis por aumentar o sarrafo em relação à performance, técnica e representação na complexa arte de cantar. Seja no Rainbow, Black Sabbath ou na carreira solo, Ronnie nunca se acomodou e sempre apresentava novos recursos vocais.
O Metal God fora umas das personas que ajudou edificar o citado estilo musical e trouxe boas doses de potência, força e vigor. Sua voz é encorpada, intimidadora e pronta para abalar os ouvidos dos mais sensíveis.
Recursos técnicos como vibrato e drive estão sob domínio de Bruce, fato facilmente comprovado em sons como Hallowed Be Thy Name, Be Quick or Be Dead e Flight of Icarus.
O músico alemão possui um timbre mais limpo, sem tantos drives, e uma tessitura vocal impressionante, pois consegue executar de forma confortável frases complexas num tom altíssimo.