A canção anti-guerra War Pigs foi lançada em 1970 e retrata uma imagem ameaçadora das máquinas de guerra, corpos em chamas e políticos implacáveis.
Um dos maiores sucessos da banda, One conta a história do soldado da Primeira Guerra Mundial no centro do filme anti-guerra de 1971, Johnny Got His Gun. A letra é uma representação pessoal e assustadora das realidades da guerra.
Peace Sells é destinada a dissipar a ideia popular de que os metaleiros não têm nada além de metal no lugar do cérebro. O formato de perguntas e respostas da letra habilmente contrasta o que a sociedade pensa com a realidade da situação.
A música fala da grandeza da Floresta Amazônica e da cultura única dos povos indígenas que vivem lá. Mas quando os incêndios devastam as árvores e os preciosos recursos naturais são perdidos, essas pessoas também são ameaçadas.
A canção mais famosa do grupo é uma reflexão sobre o bombardeio de 1993 em Warrington, Inglaterra, perpetrado por membros do Exército Republicano Irlandês. Dois meninos, de 3 e 12 anos, morreram por causa da explosão.