My Champion – Berlin é o novo vídeo da Vuur, a nova banda da vocalista holandesa Anneke Van Giersbergen. A música é do álbum de estreia do grupo, In This Moment We Are Free – Cities, que será lançado no dia 20 de outubro via InsideOut Music.
O disco foi produzido por Joost Van Den Broek, que também esteve envolvido no processo de composição. Outros co-compositores são Mark Holcomb (Periphery), Esa Holopainen (Amorphis), Daniel Cardoso (Anathema), e os dois guitarristas do VUUR, que também escreveram uma música.
Anneke comenta: “Esta música é a primeira faixa de nosso álbum de estreia e serve como uma espécie de mestre de cerimônias. É pesado e melódico, mostra as habilidades técnicas da banda, mas você ainda pode cantar junto. Basicamente, o tipo de álbum que eu queria fazer. Nosso guitarrista, Jord Otto, escreveu a música e colaborou com o produtor Joost Van Den Broek para finalizar. Escrevi as letras e as melodias vocais.”
O álbum estará disponível nos seguintes formatos: edição especial CD digipak, gatefold 2LP + CD (incluindo gravura no lado D) e download digital.
No que diz respeito ao novo álbum, Anneke diz: “A capa foi projetada por Black & Finch, com quem eu já trabalhei no lançamento Verloren Verleden. Os temas líricos deste álbum giram em torno das cidades e da liberdade. A exposição às grandes cidades pode ser esmagadora e você pode se sentir engolfado por tudo ao seu redor.
Ao mesmo tempo, é fácil ser um estranho em uma grande cidade. No ano passado, pensei muito nas virtudes da vida rural versus urbana. É muito emocionante, mas ao mesmo tempo conheço esse sentido da solidão urbana das experiências passadas. A obra-prima representa essa dualidade.”
Track list de In This Moment We Are Free – Cities:
01. My Champion – Berlin
02. Time – Rotterdam
03. The Martyr And The Saint – Beirut
04. The Fire – San Francisco
05. Freedom – Rio
06. Days Go By – London
07. Sail Away – Santiago
08. Valley Of Diamonds – Mexico City
09. Your Glorious Light Will Shine – Helsinki
10. Save Me – Istanbul
11. Reunite! – Paris
No início de 2016, Anneke decidiu, por uma questão de clareza, estreitar seu foco musical, escolhendo entrar em uma direção acústica popular como artista solo e em uma direção de metal progressivo e pesado como vocalista de banda. O nome VUUR – traduzido do holandês como “fogo”, que também pode ser interpretado como “paixão” ou “unidade” – foi escolhido para representar o lado metal de Anneke.
A banda começou a tocar ao vivo no verão e também foi confirmada como suporte principal para a Epica no final de 2017. E também anunciou, recentemente, que irão juntar-se à Scar Symmetry para uma curta turnê em dezembro. O ato de abertura para esses shows exclusivos será o My Propane.