O baterista Vinny Appice relembrou sua última sessão de gravação com Ronnie James Dio durante entrevista no podcast The Double Stop. Os dois músicos eram colaboradores de longa data, tendo unido forças no Black Sabbath, Dio e Heaven & Hell.
“Eu não sabia que ele estava tão doente. Ele reclamava do estômago”, admitiu o baterista, relembrando os dias anteriores ao diagnóstico de Dio que estava com câncer de estômago em estágio quatro.
Appice observou que o cantor inicialmente “parecia responder” ao tratamento de quimioterapia. A última sessão juntos em estúdio aconteceu quando Ronnie teve que gravar alguns overdubs para um lançamento ao vivo do Heaven & Hell.
“Éramos só eu, o engenheiro, Wyn Davis e Ronnie. Estávamos no estúdio e pensamos: ‘Como isso vai acabar’. Porque ele não cantou, ele estava fazendo quimioterapia”, disse o baterista.
Uma vez atrás do microfone, Dio conseguiu superar as expectativas de todos – inclusive as suas. “Foi uma loucura”, lembrou Appice. “Foi incrível. Foram apenas algumas palavras, ele teve que consertar algumas partes. E ele disse, ‘Sim! Boas notícias'”.
Pouco tempo depois, Dio ligou para Appice e disse que queria ensaiar para as próximas datas da turnê do Heaven & Hell. “Ronnie ligou e disse: ‘Olha, gostaria que nos encontrássemos’ – porque Geezer [Butler] morava em Los Angeles na época – ‘com você, Geezer e eu e apenas fazer algumas coisas para que eu possa cantar'”.
“Isso nunca aconteceu”, disse Appice com tristeza. Dio morreu em 16 de maio de 2010.