Em um de seus momentos mais prolíficos, com quase 30 anos de carreira, a banda mineira de folk metal Tuatha de Danann chega ao seu oitavo full-lentgh. Trata-se de The Nameless Cry, disco que totaliza cerca de nove lançamentos nos últimos cinco anos, mostrando o atual momento produtivo do grupo de Varginha/MG.
“Este é um álbum que nos rejuvenesceu e nos abriu muitos novos horizontes, pois traz uma banda que, mesmo ostentando orgulho de suas raízes e identidade, consegue incorporar novos elementos, influências e abordagens em sua arte.
É, com certeza, o disco mais denso, sóbrio e amargo de nossa carreira. Amargo, mas não desesperador, a ideia por trás da obra é de força, luta e resistência”, contou Bruno Maia, vocalista, músico e um dos fundadores da banda.
O novo álbum foi lançado pelo selo Heavy Metal Rock, que desde 1999 trabalha com os bardos mineiros, reforçando uma parceria de 24 anos! A loja e gravadora de Americana, interior paulista, que comemora 40 anos de atividades ininterruptas em 2023, foi responsável pela maioria dos lançamentos do Tuatha de Danann.
Sobre a temática, o Tuatha é mais direto desta vez, pois o álbum, segundo Maia, “é um trabalho que explora temas sociais e políticos, aborda questões como colonialismo, manipulação histórica e midiática, além de tortura”.
The Nameless Cry traz várias participações especiais, dentre as principais, estão Hugo Mariutti (ex-Shaman e André Matos) e Daísa Munhoz (Soulspell).
A produção do disco ficou a cargo do próprio Bruno, em seu Braia Studios. Já mixagem e masterização foi assinada por Thiago Okamura. A arte da capa foi criada pelo artista Paulo Coruja.
Assista ao clipe de The Nameless:
Informações:
www.tuathadedanann.art.br
https://www.facebook.com/Tuathadedanannofficial
https://www.instagram.com/tuathaofficial/