Trincas poderosas: 10 maiores power trios do heavy metal

Quando você pensa em uma banda de heavy metal, provavelmente imagina um conjunto formado com quatro ou cinco integrantes. Afinal de contas, vocal, baixo, bateria e, pelo menos, uma guitarra são a configuração mais tradicional no citado estilo musical.

Porém, desde a gênese da música pesada, os artistas provaram repetidamente que o poder de um trio é suficiente para inventar, melhorar ou definir um subgênero.

Quer sejam acumulando funções ou apenas eliminando completamente um instrumento da equação, a pessoal fez o motor do metal funcionar e gerar muitas coisas boas para os nossos ouvidos.

Dessa forma, você poderá, nas linhas abaixo, conferir uma seleção dos 10 maiores power trios do heavy metal – via Loudersound.

Motörhead

Certa vez, Lemmy Kilmister declarou o seguinte: “A única maneira de sentir o barulho é quando está bom e alto”. E a música do Motörhead personificava esse espírito.

Quase sempre um trio e girando em torno de seu vocalista, as músicas pesadas dos britânicos inspiraram o thrash metal e geraram inúmeros aspirantes.

Eles continuam sendo um dos embaixadores mais influentes do metal, mesmo após a morte de seu líder em dezembro de 2015.

Sleep / High On Fire

Como riff master do doom Sleep, Matt Pike foi fundamental para levar o quê guitarrístico do Black Sabbath para os anos 90. O guitarrista então formou o rolo compressor do stoner/thrash High On Fire, que reafirmou não apenas sua habilidade em fazer som pesado, mas também seu amor por estar em um trio.

Melvins

Ao longo de seus 40 anos de carreira, o Melvins se tornou uma das mais importantes bandas do underground.

A sua influência pode ser encontrada em vários gêneros, particularmente no sludge e grunge, mas a sua insistência na experimentação fez com que se envolvessem com estilos como eletrônico e jazz, logo, o grupo sempre ultrapassou os limites da música pesada.

Primus

Thrash-funk, rock absurdista, polca psicodélica – não importa como você queira categorizar Primus, simplesmente nunca houve outra banda como eles.

Durante 30 anos, o trio californiano, liderado pelo incomparável Les Claypool, embalou seu metal bizarro e caricaturista com força suficiente para que suas músicas sejam instantaneamente identificáveis e simplesmente inesquecíveis.

Venom

Venom foi tão influente que o subgênero black metal recebeu o nome de seu segundo álbum. Sua tendência a seguir a carreira com força, rapidez e sujeira os diferenciava de seus colegas, assim, eles foram uma enorme influência ao Megadeth, Kreator e Slayer. Eles até abriram para o Metallica em uma turnê nos anos 80.

Budgie

Uma das primeiras bandas de heavy metal, Budgie pegou o blues rock e o progressivo da década de 1960 e salpicou com um toque a mais de peso. Abrindo caminho para nomes como Metallica e Iron Maiden, os 10 álbuns entre 1971 e 1982 traçaram a gênese de tal gênero musical.

Cynic

Quando o Cynic lançou seu álbum de estreia, Focus, em 1993, não havia uma única banda com a qual você pudesse compará-los. São os verdadeiros antepassados do metal progressivo! O lançamento continua sendo uma estreia totalmente atemporal e um dos pontos altos de seu catálogo.

Voice Of Baceprot

A história deste trio indonésio é surpreendente! Surgindo no YouTube, as moças chamaram a atenção com sua combinação de heavy metal e o teor lírico orgulhosamente feminista.

Elas, que garantiram o apoio de Tom Morello (Rage Against the Machine) e Slash (Guns N’ Roses), tiveram o álbum de estreia, chamado Retas, lançado no ano passado. O futuro será brilhante com a presença de Voice Of Baceprot.

Prong

Prong foi uma das principais estrelas do groove metal no início dos anos 90, ao lado de nomes como Pantera, Machine Head e Sepultura. O fato de terem saído da cena hardcore de Nova York e se envolvido na cena industrial e thrash, dão um sabor inigualável aos seus discos.

Russian Circles

Pioneiros do space metal, o Russian Circles soa forte e imponente em estúdio e palco. A bateria avassaladora de Dave Turncrantz, o baixo estrondoso de Brian Cook e o uso inovador de pedais pelo guitarrista Mike Sullivan transformam as músicas da banda em movimentos gigantescos e sempre cacofônicos.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)