Tony Iommi confirma rivalidade entre Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin nos anos 1970

Em 2014, o riff master do heavy metal, Tony Iommi, conversou com a equipe da revista Classic Rock para recordar algumas passagens curiosas de sua longa carreira no mercado musical. No bate-papo, Tony Iommi chegou, inclusive, a confirmar a rivalidade entre Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin nos anos 1970.

“No começo havia uma rivalidade entre o Black Sabbath, Led Zeppelin e o Deep Purple”, recordou o guitarrista. “No entanto, não era um tipo ruim de rivalidade”, garantiu. “Nós não éramos ruins um com o outro”, reforçou.

“Nós [Black Sabbath] não conhecíamos o pessoal do Deep Purple, mas éramos bastante amigos do Led Zeppelin”, continuou. “Eu era amigo do Robert Plant e John Bonham. Eles vinham nos ver tocar em um bar todos os sábados. Além disso, eu fui padrinho de casamento de Bonham”, contou.

“Rolava uma certa rivalidade, todavia, no final das contas, éramos bons amigos. Um torcia para o sucesso do outro”, finalizou Tony.

Muitos fãs e críticos musicais consideram o trio Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin a santa trindade do rock pesado e a base do heavy metal. Muitos pessoas acreditam que tudo no metal derivou dos acordes, melodias e progressões rítmicas de Tony Iommi e companhia.

8 comentários em “Tony Iommi confirma rivalidade entre Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin nos anos 1970”

  1. Com certeza foi assim e ainda é. A mesma estrutura nas discografias, um baladão estilo Stairway to Heaven, riffs e cadeados. Foi assim durante toda a década de 80 e 90. Vinte anos de imitações, algumas boas outras nem tanto. Hoje em dia há mais criação e menos reciclagem, mas ainda acontece.

    Responder

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)