O mestre das seis cordas, Tony Iommi (Black Sabbath), gravou um vídeo especial para o vlog da Westside Business Improvement District (BID), onde relembra época da sua juventude na cidade de Birmingham, Inglaterra, e enaltece artistas e bandas que vieram da localidade.
No vídeo, Iommi disse: “Olá, sou Tony Iommi, guitarrista e membro fundador do Black Sabbath. É ótimo tê-lo em nossa ponte e banco [o Sabbath foi homenageado com uma ponte e banco, em 2019]. Estou muito feliz que este grande tributo à banda esteja aqui. Eu entendo que atrai, literalmente, milhares de visitantes a cada ano, muitos do exterior. Eles aparecem em Birmingham apenas para tirar uma foto no banco e na ponte. Não é maravilhoso?
Nascido e criado em Birmingham, trabalhei e toquei nesta área. Antes de começarmos o Black Sabbath, em meados da década de 1960, trabalhei em uma fábrica de solda a gás e arco elétrico, onde tive um infeliz acidente e perdi as pontas de dois dedos. Depois disso, eu trabalhei numa empresa de reparo de máquinas de escrever, visitava toda região para consertar as máquinas de escrever. Na época, eu tocava em uma banda com Bill Ward, The Rest. Então, em1968, começamos uma banda chamada Earth que logo mudou o nome para Black Sabbath.
Passando para 1972, o Black Sabbath já tinha feito várias turnês pelo mundo. Era tão bom voltar para casa e ver meus amigos e fazer uma pausa nas turnês. Em algumas noites, eu costumava dar uma volta, ia aos clubes no centro de Birmingham com alguns amigos que também estavam fazendo uma pausa nas turnês. Às vezes eu ia com John Bonham, do Led Zeppelin, ou Jeff Lynn, do ELO, para um clube chamado Rum Runner, na Broad Street, que era um dos lugares populares para mim e outros músicos. Para mim era especial porque meu querido e velho amigo Albert Chapman era gerente e segurança de lá. Tivemos ótimos momentos lá.
Antes do Sabbath ser conhecido em Birmingham, era muito difícil entrar em muitos lugares. Na verdade, Ozzy, Bill, Geezer e eu tentamos entrar em outro clube popular em Birmingham chamado Cedar Club, onde Ben Bevan tocava com uma banda chamada The Move. Como você pode imaginar, fomos prontamente colocados para fora. Estávamos muito mal vestidos e na maioria dos clubes havia um código de vestimenta definido, você não podia usar jeans.
Birmingham tem sido o lar de talentos fantásticos como Moody Blues, Duran Duran, The Spencer Davis Group, Stevie Winwood, UB40, ELO, John Bonham, Robert Plant (Led Zeppelin), Beverley Knight, Joan Armatrading e muitos mais. Tivemos alguns grandes atores, alguns grandes escritores. O que você disser temos em Birmingham. Espero que tenham gostado e obrigado pela visita”.
Vale comentar que Tony Iommi lançou em novembro do ano passado (2021) Scent Of Dark, sua primeira canção de rock desde o álbum 13, do Black Sabbath, lançado em 2013.
Escrita por Iommi, a música apresenta Tony ao lado de Momo na guitarra, Jimmy Crutchley no baixo, Ash Sheehan na bateria, Rebecca Rose no violoncelo e Julianne Bourne no violino.
“Eu tenho o riff há um bom tempo e nunca fiz nada com ele”, disse Iommi. “Nos deu uma base para começar. Construímos a faixa com bateria programada no início e então Mike Exeter acrescentou o baixo e os teclados nela, e eu adicionei meus solos de guitarra, apenas para nos dar uma ideia de como soaria. Em seguida, adicionamos as cordas. Eu já tinha trabalhado com seções de cordas em álbuns do Sabbath antes, mas essa foi uma experiência totalmente nova.”
Ouça Scent Of Dark abaixo: