“Todo mundo do heavy metal e hard rock deve muito a John Sykes”, diz Marty Friedman

O ano de 2025 nem bem começou, mas já nos entristeceu com a morte do guitar hero John Sykes, aos 65 anos, vítima de um câncer. Por seu trabalho ao lado do Whitesnake, Thin Lizzy e Blue Murder, Sykes ganhou notoriedade mundial como um dos maiores e melhores guitarristas do rock e metal.

Em nova conversa com o radialista norte-americano Eddie Trunk, o também virtuoso das seis cordas Marty Friedman, ex-axeman do Megadeth, disse que todo mundo do heavy metal e hard rock deve muito a John Sykes.

“John Sykes foi uma grande influência para mim quando eu estava me desenvolvendo na guitarra”, contou Marty.

“Quando ouvi o Tygers of Pan Tang, eu estava curtindo a muito a New Wave Of British Heavy Metal. E como você sabe, era um algo muito inovador em relação ao heavy metal e à guitarra rítmica de rock, e essa era meio que a grande assinatura do estilo”.

“Acho que John Sykes foi o primeiro cara como guitarrista solo, pelo menos o primeiro cara que estava sob meu radar, que estava tocando muita guitarra naquele contexto”, pontuou. ”Naquela época, haviam ritmos muito legais, mas os solos eram meio que básicos e se encaixavam bem nas músicas”, continuou.

“No entanto, quando ouvi Sykes no álbum Spellbound, do Tygers of Pan Tang, foi uma virada de jogo para mim”, lembrou em tom de euforia.

“Ele foi o primeiro cara nesse contexto que deixou as coisas bastante interessantes. Ele foi uma influência extremamente importante para mim e para muitas pessoas que conheci ao longo dos anos tocando metal”, destacou. “Portanto, todo mundo do heavy metal e hard rock deve muito a John Sykes”, finalizou Friedman.

Confira a entrevista completa logo aqui:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)