O guitarrista Timo Tolkki (ex-Stratovarius) usou as redes para informar que cancelou uma masterclass que aconteceria nesta quinta-feira, 22, por tido uma pequena adesão do público, vendendo apenas cinco ingressos para o evento virtual. Devido a esse episódio, Timo comentou que pode encerrar a sua carreira musical caso o público não tenha mais interesse nela.
“Infelizmente, venho informar vocês o cancelamento da masterclass do dia 22/04, já que vendemos cinco ingressos no mundo todo para esse evento, e é muito longe dos 50 necessários para cobrir os custos (aluguel do estúdio, aluguel do equipamento, transporte, etc)”, disse Timo em postagem no Facebook.
“Vamos ver o que vai acontecer com o Union Magnetica [novo álbum solo do músico], que será lançado no dia 1° de novembro. Se o disco seguir a tendência que vejo acontecer, posso encerrar a carreira e fazer outra coisa. Sei que vocês não têm dinheiro, mas eu também não. Sou um ser humano que também precisa pagar aluguel, contas, comida, etc. Já era muito difícil viver de música antes do vírus”, comentou.
“Eu estou pensando em criar conteúdo para o meu canal no YouTube, no entanto, não tenho isso em mim para me tornar um blogueiro no YouTube que cria conteúdo novo. Não sou eu. Sou alguém normal e gentil que aproveita a vida de forma muito simples. Meus amigos podem confirmar isso”, disse o guitarrista.
“Eu ainda recebo dinheiro dos direitos autorais das músicas do Stratovarius, mas o Spotify é famoso por pagar quase nada aos artistas, só aos acionistas. Nesses 25 anos, eu fiz muitas empresas ficarem ricas, mas eu não fiquei. Ainda gosto muito de tocar ao vivo e compor, mas se eu não serei pago, não vou continuar. Lamento. Farei uma turnê pelas Américas em setembro e outubro, mas pode ser a última vez que vocês me verão em um palco pelo mundo”, pontuou.
“Essa profissão me deu tanto que não vou me tornar um exemplo como meu grande amigo Andre Matos, que passou seus últimos anos tocando covers de Iron Maiden, Queen, etc, em pequenas casas de shows no Brasil. Eu disse muitas vezes para ele [Andre Matos] que um gênio como ele deveria ser um milionário se o mundo fosse justo. Acho que em seus últimos anos, ele ficou cada vez mais deprimido e parte dele não queria estar mais aqui. De qualquer forma, desejo a vocês uma ótima e positiva semana. Amo vocês, Timo”, finalizou o músico.
Além Union Magnetica, o próximo passo musical de Timo Tolkki é o Avalon, que vai colocar no mercado no dia 18 de junho via Frontiers Music Srl seu quarto registro de estúdio, intitulado The Enigma Birth.
O trabalho, que estará disponível em CD, vinil e digital, virá recheado de convidados como James Labrie (Dream Theater), Jake E (ex-Amaranthe, Cyrha), Marina La Torraca (Phantom Elite, Exit Eden), Brittney Slayes (Unleash The Archers), Raphael Mendes (Icon Of Sin), Fabio Lione (Rhapsody, Angra, Eternal Idol), Caterina Nix (Chaos Magic) e PelleK.
Já a banda que acompanha Timo é formada por Andrea Arcangeli (baixo), Marco Lazzarini (bateria), Antonio Agate (teclado) e Federico Maraucci (guitarra) e Aldo Lonobile (guitarra)
O primeiro single do álbum, Master Of Hell, pode ser conferido no player abaixo:
Track listing de The Enigma Birth:
“The Enigma Birth” feat. Pellek
“I Just Collapse” feat. Caterina Nix
“Memories” feat. Caterina Nix, Brittney Slayes
“Master Of Hell” feat. Raphael Mendes
“Beautiful Lie” feat. James LaBrie
“Truth” feat. Jake E
“Another Day” feat. Marina La Torraca
“Beauty And War” feat. Raphael Mendes
“Dreaming” feat. Fabio Lione
“The Fire And The Sinner” feat. Jake E, Brittney Slayes
“Time” feat. Marina La Torraca
“Without Fear” feat. Fabio Lione