De acordo com os sites finlandeses Seiska e Helsingin Sanomat, o ex-guitarrista do Stratovarius, Timo Tolkki foi condenado a 45 dias de prisão suspensa por fraude e falsificação.
Pena suspensa? É basicamente uma condenação, mas que depois é suspensa na sua efetividade e na condição de que o arguido não volte a cometer um crime do mesmo tipo e da mesma natureza, durante o tempo previsto na sentença.
A condenação por fraude aconteceu por conta de uma solicitação indevida de apoio social no valor de mais de 3.000 euros (aproximadamente 15 mil reais) em 2020. Tolkki escondeu os seus rendimentos e os fundos da sua conta bancária da Kela – Instituição de Seguro Social da Finlândia.
A condenação por falsificação é baseada no fato de que o guitarrista falsificou os montantes de seus rendimentos. Entre outras coisas, o guitarrista apagou transações e alterou saldos e extratos bancários para ocultar sua verdadeira renda.
Tolkki foi condenado a reembolsar a Kela no valor de 3.063 euros – pouco mais de 16 mil reais -, além disso, precisará pagar uma sobretaxa criminal de 80 euros – cerca de 420 reais – ao estado finlandês.
Timo não compareceu à audiência no tribunal de Helsinque, mas enviou uma carta afirmando que estava vivendo um momento ruim na época em que cometeu os delitos.
Um exemplo a ser seguido.
Se morrer, morreu.