Chinese Democracy foi um dos álbuns mais caros da história recente da música, além disso, demorou milênios para ficar pronto e, resultado, bem, ficou bastante aquém do que fora amplamente pintado pelo grupo.
Antes de Chinese Democracy sair, o falatório sobre o disco era intenso, e é claro que muita gente tirou uma onda com o álbum que nunca via a luz do dia, mas que consumia milhões de dólares para ser produzido.
O The Offspring fora uma das bandas que trolou o Guns N’ Roses tentando roubar o título Chinese Democracy.
Em entrevista a Spinner, o vocalista do grupo punk rock, Dexter Holland, disse: “Quando o álbum está sendo produzido, você tenta pensar seriamente em um título por dez minutos, mas acaba que todo mundo se rende a bagunça, assim coisas como Offspring Bloody Offspring surgem do nada”.
Zoeira never ends
Dexter Holland e seus companheiros chegaram a emitir uma nota à imprensa anunciando Chinese Democracy como o título de seu sétimo álbum de estúdio. O disco, no entanto, acabou saindo sob o nome de Splinter.
“Se você cochilar, você perde”, disse Holland em um comunicado. “Axl roubou as minhas tranças, então eu roubei o título do álbum dele”, acrescentou em tom debochado.
Mesmo sendo uma clara brincadeira, Axl Rose não achou nada engraçado e enviou à banda uma ordem de cessar e desistir de tal intento.
“Acho que zoeira foi além do que pretendíamos”, completou Holland.
Reviravolta
Tempos depois, durante uma entrevista ao site NME, o guitarrista do The Offspring foi questionado sobre o grande tempo entre os álbuns Splinter e Rise and Fall, Rage and Grace (2008), o músico respondeu alfinetando o GN’R.
“Acho que nunca deveríamos ter brincado sobre chamar nosso último disco de Chinese Democracy. Acho que isso voltou para nos assombrar”.
“O tiro saiu pela culatra”, destacou Holland. “Foi tipo um carma”, concluiu o cantor.