Surgem tons góticos na agenda de shows internacionais que vão acontecer apenas em 2020. A banda The 69 Eyes, que tem influências de grandes bandas britânicas góticas, vem ao Brasil em maio. Datas, locais e preços ainda estão para ser definidos.
O quinteto finlandês aparece por aqui com a turnê que promove “West End”, seu novo álbum, lançado neste ano.
O lançamento de “West End” marca um momento importante para o grupo: os 30 anos de carreira da banda, que só começou a ter seus discos lançados no mercado internacional em 1999, dez anos após seu surgimento.
The 69 Eyes não se apresenta no Brasil em turnê solo desde 2014. O grupo foi uma das atrações da edição de 2005 do festival Live ‘n’ Louder, que teve também no line up Scorpions e Nightwish, entre outros.
O grupo
O quinteto, que foi formado na Finlândia em 1989, é composto por Jyrki69 (que fica nos vocais), Bazie (guitarra principal), Timo-Timo (guitarra), Archzie (baixo) e Jussi69 (bateria).
No início da sua carreira, a banda começou tocando glam metal com nítidas influências do sleaze, mas prefiriu buscar referências no tom gótico de bandas britânicas, como The Mission, The Cult e Sisters of Mercy.
O primeiro single da banda, intitulado de “Sugarman”, foi lançadoem 1990; em seguida, o grupo fez seu primeiro disco de estúdio, “Bump’n’Grind” (1992), seguido pelo famoso “Savage Garden” (1995).
Por José Norberto Flesch
Fonte: Destak Jornal