No momento está tudo certinho, mas a vocalista finlandesa Tarja Turunen, 44 anos, sofreu um derrame em 2018, depois de sua turnê pelos Estados Unidos. Em entrevista ao site Chaoszine, Tarja resolveu falar sobre o assunto para que sua experiência sirva de alerta às pessoas.
“Por sorte, eu estava em casa [quando aconteceu]”, disse Tarja. “Tinha acabado de chegar da turnê norte-americana, que foi bem difícil e cansativa de fazer. Geralmente, fico bem exausta depois das turnês, preciso de alguns dias para me recuperar. E mesmo cuidando bem do meu corpo e deixando-o em boas condições isso me aconteceu. É algo muito comum, inclusive para mulheres que, assim como eu, estão na casa dos quarenta anos”, pontuou.
“Decidi falar sobre o assunto agora, porque é um tema muito importante e deve ser debatido. Tive muita, muita sorte, pois não fiquei com nenhuma sequela. Como disse, estava em casa quando tive o derrame, meu esposo viu acontecer e me levou imediatamente ao hospital, onde fiquei internada por três dias. Eles me cuidaram e trataram super bem, no entanto, não encontraram a causa do derrame”, completou. “Tudo isso foi, com total certeza, bem traumático, foi um choque para mim”, finalizou a vocalista.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida neste link.
De acordo com artigo publicado na revista Stroke, da American Heart Association, em 2020, aponta que mulheres entre os 25 e 44 anos têm mais chances de sofrer um derrame do que os homens na mesma faixa etária.
A maior incidência de derrame em mulheres jovens pode ter correlação a alguns fatores como gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, enxaquecas e distúrbios autoimunes.
Alguns sinais característicos de um derrame são fraqueza nos braços, dificuldade de fala e respiração, desorientação, alucinações, náuseas e vômitos.