O que não falta no System Of A Down são personalidades fortes, e isso quase custou a vida da banda. O vocalista Serj Tankian relembrou um episódio curioso em conversa com o produtor Rick Rubin.
Segundo Tankian, o System Of A Down quase encerrou as atividades por causa da palavra “ass” na letra da canção Needles.
É importante explicar que “ass” significa bunda ou cú. Como gíria e em uma linguagem informal, o vocábulo pode significar burro, tolo, chato, babaca, entre outros sentidos.
Tankian recordou: “Originalmente, o refrão de Needles era: ‘Pull the tapeworm out of my ass [‘Tire a tênia da minha bunda’, em uma tradução livre]. Daron Malakian e Shavo Odadjian não gostaram da parte ‘minha bunda’. Eles falaram que não soava legal e que deixava a música vulnerável.
Seja qual fosse o adjetivo, eu só queria falar de uma maneira filosófica e tirar aquele sentimento negativo de mim.
Todo mundo cedeu um pouco e acabamos alterando levemente a letra; ela acabou ficando assim: ‘Pull the tapeworm out of your ass’, ou seja, o ‘my’ passou a ser ‘your’. Mas acho que é a atitude metal versus a atitude não-metal.
Eu gosto de mostrar vulnerabilidade em nossa música. Eu não me importo em mostrar esse tipo de coisa, porque, como artista, você é vulnerável de qualquer maneira. Cabe a você mostrar isso ou não”.
Needles está no repertório do segundo álbum de estúdio do System of a Down, Toxicity, lançado em setembro de 2001. O disco já passou a marca de doze milhões de cópias vendidas em todo planeta.