Depois da recente passagem pelo Brasil, o Rolling Stones foi a Cuba pela primeira vez, fazendo um show gratuito para cerca de meio milhão de pessoas (as estimativas variam entre 300 mil e 1,2 milhão de presentes). Nesta segunda, 28, três dias depois da apresentação, eles divulgaram um vídeo com imagens dos integrantes no país.
“Cuba tem muita música, muitos tipos de música – todos eles brilhantes – e era inevitável que tocássemos aqui algum dia”, diz Mick Jagger sobre show dos Stones em Cuba”. Enquanto ele fala, são exibidas imagens do quarteto descendo do avião e da vida na capital Havana – de carros conversíveis circulando pelas ruas a meninos jogando futebol e charutos sendo acesos.
Keith Richards também comenta: “É revigorante, para nós, estrear em um lugar novo. Estou esperando que todos se divirtam muito, sabe? Eles vão ver algo que eles nunca viram anteriormente – e vão ouvir algo que eles nunca ouviram anteriormente”. O guitarrista se refere à proibição ao som dos Stones no local por décadas.
Depois de breves comentários de Ron Wood (guitarra) e Charlie Watts (bateria), o vídeo exibe imagens dos Stones em ação, em cima do palco, em frente a centenas de milhares de cubanos. Os britânicos aparecem tocando a emblemática “It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It)”, enquanto Jagger e Richards se comunicam com o público.
A apresentação, na Ciudad Deportiva de Havana, foi histórica por ter sido a primeira gratuita e ao ar livre de uma banda britânica em Cuba. Além disso, o show é um marco no processo de abertura do socialismo cubano, reforçado com a visita do presidente norte-americano Barack Obama, a primeira de um líder norte-americano em 88 anos.
Intitulada “Concert for Amity”, a apresentação dos Stones em Cuba foi gravada em áudio e vídeo pela produtora JA Digital, tendo Paul Dugdale (cujo currículo inclui filmes de shows de Coldplay e Adele) como diretor.
Assista ao vídeo abaixo.