O vocalista do Avenged Sevenfold, M. Shadows, foi entrevistado no podcast Locales Only e falou sobre a importância de colocar os artistas no controle da tecnologia atual e recompensar os fãs por sua lealdade. Shadows citou o Spotify como uma plataforma que não fornece os dados necessários para que os artistas possam comercializar suas músicas de forma mais eficaz.
“O Spotify tem um ótimo sistema para o usuário”, disse o cantor (via Blabbermouth). “Eles pagam US$ 9,99 por mês ou US$ 14,99, o que quer que seja neste momento, e recebem toda a música que já foi criada praticamente por nada”.
“Agora, do outro lado, o artista não tem outro lugar para disponibilizar sua música. Você não vai fazer uma viagem e ir ao site de cada artista para pegar seu último álbum e ouvi-lo de lá. Isso simplesmente não vai acontecer. É como lançar um filme, mas se ele não está na Netflix e nos cinemas quem realmente vai assistir?”, acrescentou.
“Então eles têm facilidade de uso para o consumidor, mas o que eles não fazem é – não sei qual foi a última vez que vi alguém vestindo uma camisa do Spotify por aí. Eu já vi camisetas do Metallica, do Avenged Sevenfold e da Taylor Swift, mas o que eles não fazem é dizer quem está ouvindo sua música. Eles não permitem que você os alcance”, ele disse.
Shadows continuou dizendo que as plataformas de streaming se venderam para as gravadoras em troca de catálogo. “E agora você tem todos esses contratos antigos com gravadoras aos quais a maioria das pessoas está presa, recebendo royalties sobre a porcentagem que o Spotify paga a você”, completou.
E concluiu: “Então, digamos, Spotify, para facilitar a discussão, três centavos por cada vez que alguém ouve sua música. A maioria das bandas está ganhando cerca de 24 centavos de dólar. Então não é o Spotify, na verdade, o pagamento; são mais as gravadoras e os maus negócios”.
Confira a entrevista completa abaixo:
O último álbum do Avenged Sevenfold, Life Is But A Dream…, foi lançado em junho de 2023 pela Warner. O disco vendeu 36 mil cópias nos EUA em sua primeira semana de lançamento, alcançando a 13ª posição na parada Billboard 200.