Em uma nova entrevista para a revista Bass Player, Shavo Odadjian refletiu sobre o início de sua carreira como baixista. De acordo com Odadjian, ele começou a tocar o instrumento mais por uma necessidade do que por um desejo.
Antes de ser baixista, Shavo era guitarrista – inclusive tocava na banda de Serj Tankian e Daron Malakian, Soil – mas o System Of A Down estava com dificuldade de encontrar um músico que se encaixasse para tocar baixo.
“Estávamos fazendo testes para baixistas, mas a maioria dos caras que apareceram ou eram bons demais para o trabalho – todos soavam como Les Claypool! – ou pareciam que tinham acabado de aprender a tocar baixo. Não havia um meio-termo, onde o baixo deveria estar”, ele refletiu.
Com as audições provando ser um desafio, Odadjian teve a ideia de ingressar no SOAD como baixista temporário; no entanto acabou se tornando o baixista permanente.
“Um dia eu disse: ‘E se eu tocar baixo enquanto procuramos um baixista?’”, ele disse. “E então comecei a tocar imediatamente. Não demorou muito”.
No final das contas, Shavo Odadjian colocou sua guitarra de lado e se concentrou no baixo em benefício do System Of A Down; ao fazer isso, ele ajudou a formar uma das bandas mais importantes dos anos 90 e 2000.