De acordo com o CBS 11 News, a escola americana Charles Middle School, que fica na cidade de El Paso, Texas, proibiu os alunos de usarem roupa preta. A decisão das autoridades escolares, que acabou gerando críticas de muitos pais e responsáveis, foi fundamentada no argumento de que a cor está associada à depressão e problemas de saúde mental.
Com o reboliço, a presidente da El Paso Teachers Association, Norma De La Rosa, pontuou, em entrevista ao jornal USA Today, que os alunos da Charles Middle School até podem usar uma ou outra peça na cor preta, o que não está liberado é a vestimenta totalmente preta.
Segundo a Senhora Norma, a intenção é garantir a segurança física e mental dos alunos, devido a preocupações observadas pelos professores no final do último ano letivo – tais preocupações não se mostram fundamentadas em nenhum estudo, mas em convicções próprias.
OMS alerta
Em conformidade com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental das pessoas não se limita apenas ao que sentimos individualmente. Ela é uma rede de fatores relacionados e pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.
Ou seja, a proibição de roupas na cor preta não colabora em nada para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Na verdade, até atrapalha, pois os jovens se sentem censurados e tolhidos de suas liberdades.