O System of a Down foi uma das principais bandas surgidas no final dos anos 90; o grupo, em relativo pouco tempo de carreira, conseguiu a façanha de figurar no mainstream da música pesada – e até fora do circuito rock e metal.
O quarteto, no entanto, ao longo dos anos, perdeu um bocado de estamina, com isso há tempos não lança álbuns inéditos e a agenda de show está bastante reduzida. Na verdade, o grupo já chegou passar meses sem pisar em um palco.
O vocalista Serj Tankian, durante entrevista à revista Revolver, disse que fazer turnê não é mais a prioridade de sua vida, devido a alguns problemas de saúde, e concentrar atenção na família.
“As minhas costas estão bem melhores, em termos de saúde, o que é muito legal”, declarou o cantor. “Mas tenho outras coisas com as quais estou lidando agora, que podem ou não, serem afetadas por conta de viagens ou turnês”, pontuou.
“Além isso, não foi apenas uma decisão relacionada à saúde, no que diz respeito a reduzir as turnês, mas também uma decisão relacionada ao estilo de vida”, explicou. “Foi uma decisão baseada na família”, acrescentou.
“Estou fazendo turnês há cerca de 20 anos e de maneira intermitentemente! Não todos os anos, é claro. É divertido, lucrativo, deixa muita gente feliz e tudo mais, mas, depois de anos fazendo isso, deixou de ser a prioridade na minha vida”, concluiu.
E por falar em Serj Tankian, o livro de memória do artista, intitulado Down With The System, será lançado no dia 14 de maio de 2024 pela Hachette Books.