O Sepultura anunciou para o dia 13 de janeiro o lançamento de seu próximo álbum de estúdio, intitulado Machine Messiah. O CD foi produzido pela banda em parceria com Jens Borgen, na Suécia. A capa do disco é uma arte da artista filipina Camille Della Rosa.
Em abril, os integrantes do Sepultura já haviam divulgado no YouTube um vídeo com algumas informações sobre o próximo disco. O guitarrista da banda, Andreas Kisser, ficou empolgado com o trabalho gráfico de Machine Messiah e explicou, em comunicado, todo o significado ao redor da arte do disco. Confira abaixo:
“Eu descobri o trabalho de Camille Della Rosa ao longo de pesquisas que estava fazendo para verificar artistas alternativos para trabalhar na capa do nosso novo álbum. Eu já tinha o conceito na minha mente e o nome do álbum, mas isso não significava muito, pois estava em busca de diferentes estilos e ideias, diferentes artistas.
Ao ver os quadros dela fiquei realmente impressionado com seu estilo, cheio de cores e significados, muito originais e vivos. Ela vem das Filipinas, local onde nos apresentamos há alguns anos e tivemos a oportunidade de sentir a intensidade da cultura local, muito poderosa. Ela tem esse poder em suas pinturas e desenhos.
A principal inspiração do álbum vem da robotização da nossa sociedade atualmente. O conceito de que uma Máquina de Deus criou a humanidade e agora parece que este ciclo está se encerrando, retornando ao ponto de partida. Nós viemos das máquinas e estamos voltando para onde viemos. O Messiah, quando ele retornar, será um robô, ou um humanóide, nosso salvador biomecânico.
A pintura Deus Ex-Machina é uma obra-prima. Fiquei realmente chocado como a ideia da pintura dela estava realmente alinhada com a nossa ideia. A capa foi feita há seis anos para o nosso novo álbum e ela não sabia disso. Nem eu, mas estou feliz que nossos caminhos se cruzaram. A obra de Camille é intensa. Temos a sorte de ter uma grande artista trabalhando com a gente, ela é gentil e muito talentosa, traz algo novo e excitante para uma carreira de 32 anos durante a qual artistas incríveis criaram capas de álbuns memoráveis.
Estou muito feliz com tudo sobre Machine Messiah. Trata-se de um álbum do Sepultura, mas com uma nova direção e intensidade, um novo desafio musical, um passo adiante. Mal posso esperar para mostrar nossa música ao mundo e ao novo Messiah que está por vir”.
1. Machine Messiah
2. I Am The Enemy
3. Phantom Self
4. Alethea
5. Iceberg Dances
6. Sworn Oath
7. Resistant Parasites
8. Silent Violence
9. Vandals Nest
10. Cyber God