O Creed surgiu na metade dos anos 90, embalado pelo boom do grunge, estilo que era assentado em nomes como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soudgarden.
Logo no primeiro disco de estúdio, My Own Prison, lançado em 1997, o quarteto caiu no gosto do público norte-americano, garantiu espaço nas rádios e os primeiros lugares nas paradas de sucesso.
Com o êxito comercial, os caras viraram alvos de críticas, muitas pessoas os atacavam por falta de identidade musical e os acusavam de serem uma cópia tosca do Pearl Jam, principalmente o cantor Scott Stapp, que sempre ostentou cacoetes à la Eddie Vedder, frontman do PJ.
Durante entrevista à revista Guitar World, Scott Stapp respondeu os críticos que o chamam de imitador barato de Eddie Vedder.
“As pessoas disseram a mesma coisa sobre Darius Rucker [Hootie & the Blowfish]. Ele era o imitador de Eddie Vedder antes de me chamarem de imitador de Eddie Vedder. Então, eu me senti em boa companhia e fiquei honrado com o elogio”.
Na mesma entrevista, o guitarrista Mark Tremonti declarou que ele e seus companheiros de banda eram fãs de grunge, mas que nunca tentaram emular o estilo.
“Quando lançamos My Own Prison, lembro que era a música mais melancólica que estava rolando nas rádios. Acho que isso nos diferenciou. Éramos fãs de muitas bandas grunge, mas nunca tentamos nos alinhar ao som delas. Estávamos fazendo as nossas próprias coisas”.
Nos players abaixo, você pode curtir o som do Creed e do Pearl Jam e analisar se há similaridades em seus estilos musicais.