Scott Ian, guitarrista do Anthrax, voltou a afirmar que Bonded By Blood do Exodus é o melhor álbum de estreia já lançado por qualquer uma das bandas de thrash metal do “Big Five”, durante o mais recente episódio do podcast No Fuckin’ Regrets With Robb Flynn, do vocalista do Machine Head.
Embora o Exodus raramente seja mencionado ao lado do chamado “Big Four” do thrash metal dos anos 1980 – Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax – o referido disco de 1985 é considerado um dos álbuns de thrash metal mais influentes de todos os tempos.
Ian disse (via Blabbermouth): “Os poderes constituídos, como o prefeito do heavy metal – talvez Lars [Ulrich] precise receber um telefonema – e ele possa decretar que o ‘Big Four’ precisa ser oficialmente mudado para ‘Big Five’ porque sempre me incomodou que o Exodus não tenha recebido o crédito devido. E eu entendo o ‘Big Four’ – eu entendo. Porque talvez as quatro bandas tenham certamente tido mais sucesso saindo dos anos 80, enquanto o Exodus certamente teve seus altos e baixos e talvez não tenha o mesmo sucesso daqui para frente como algumas das outras bandas. Mas a forma como eu vejo isso é, se você quiser ver as bandas que realmente existiram no início, ‘Bonded By Blood’ foi lançado antes de ‘Killing Is My Business …’ [do Megadeth], Dave [Mustaine] estava no Metallica [antes de formar o Megadeth], mas Kirk [Hammett] estava no Exodus [antes de entrar no Metallica]. Qual é.”
“Na verdade, não estou brincando”, continuou o guitarrista. “Eu sei que isso é uma coisa boba, mas eu realmente acredito que precisa ser [alterado para ‘Big Five’] porque ‘Bonded By Blood’ era tão … quer dizer, vamos lá. Eu coloquei o registro – eu acho que é o melhor álbum de estreia de nós cinco. É o meu favorito dos cinco – sem dúvida – e é um álbum muito influente. Eu só acho que oficialmente precisa ser mudado. Acho que é algo que foi esquecido. E eles merecem o crédito, cara – eles absolutamente merecem. E toda vez que isso surge, eu digo, ‘Sabe, deveria ser ‘Big Five”. E seja como for – isso provavelmente abre uma centena de outras portas.”
Confira o bate-papo completo abaixo: