Ghost In The Ruins – A Tribute To Criss Oliva (também conhecido em algumas partes do mundo como Final Bell), do Savatage, não é um álbum ao vivo de metal comum com uma banda de metal comum. Este álbum é uma linda e fantástica homenagem a Christopher Michael Oliva que morreu em um fatídico acidente de carro, marcando a data do 17 de outubro de 1993 como um dos dias mais trágicos para a cena heavy metal mundial.
O álbum traz um Savatage transbordando sentimentos, sendo ao mesmo tempo destruidor e apaixonado, com fé e esperança, com raiva e loucura. O tipo de música que apenas é possível graças ao talento esplêndido e acima do comum dos seus membros fundadores: os irmãos Oliva.
Ghost In The Ruins foi lançado originalmente em 1995 e consiste em uma compilação de 11 pérolas ao vivo do Savatage (incluindo duas músicas instrumentais tocadas por Criss) que, graças à interessante maneira como o álbum foi mixado, parece que tudo foi gravado num único show, mas na verdade ele foi gravado em 7 locais diferentes e durante 3 anos (1987, 1988 e 1990). O melhor exemplo aqui seria o solo de guitarra de Criss que no playlist está antes da faixa Hall Of The Mountain King. Enquanto a primeira foi gravada em 1987 e a segunda em 1990, é muito difícil perceber a diferença. Ou seja, embora as faixas procedam de diferentes performances, juntas elas criam uma totalidade inseparável.
Uma ótima compilação, uma ótima produção e uma perfeita homenagem ao grande homem e músico Criss Oliva! Este relançamento remasterizado traz, como faixa bônus, a versão ao vivo de Devastation gravada em Cleveland em 1987 e a versão acústica de Stare Into The Sun.
Este é um lançamento da parceria Shinigami Records/earMUSIC/Sound City Records. Adquira sua cópia na versão acrílico aqui e digipack aqui.