Como o heavy metal – ou apenas metal, como é chamado coloquialmente – se tornou o termo que identifica o rock mais poderoso e agressivo, com guitarras distorcidas, bateria poderosa e vocais intensos? Como a palavra metal passou a identificar este tipo de música? – via Loudwire.
Muito parecido com as origens dos termos rock n’ roll, jazz e até hip-hop, a gênese do heavy metal, para descrever a música de guitarra pesada, é como uma árvore com múltiplas raízes; há uma névoa de incerteza que impede dizer categoricamente que um isto ou aquilo é a verdadeira origem.
Várias pessoas já tentaram defini-lo – até mesmo estudiosos. Deena Weinstein, professora de sociologia na Universidade DePaul, nos Estados Unidos, tem sido uma das principais pesquisadoras nesta frente.
Ela escreveu o livro Heavy Metal: The Music and Its Culture, e, em um artigo publicado em 2013, chamado Just So Stories: How Heavy Metal Got Its Name – A Cautionary Tale, Weinstein examinou todas as pistas da origem do termo antes de chegar a um veredito que parecia mais provável.
Por que o heavy metal é chamado de heavy metal?
Então, quais são as pistas já conhecidas? Bem, para começar, temos que considerar que o termo heavy metal descreve literalmente metais pesados. Metais com densidades relativamente altas, como ouro, prata e cobre, são todos metais pesados.
Mas como o termo se conectou à música? Um uso de heavy metal surgiu nos escritos de Williams S. Burroughs no início dos anos 1960 – Uranian Willy The Heavy Metal Kid é apresentado na trilogia Nova de Buroughs (1961-1964). No entanto, não está relacionado à música.
Outra possibilidade pode ser percebida também no mega hit do Steppenwolf, Born to be Wild, de 1968. Contudo, a frase “heavy metal thunder” estava descrevendo uma motocicleta.
Etimologia do heavy metal
“Uma investigação etimológica sobre a origem do termo heavy metal para nomear um gênero musical derivado do rock produz o surpreendente resultado de que os relatos convencionais da origem do termo estão errados”, apontou Weinstein.
“A investigação da real origem do nome, por meio de pesquisas na imprensa rock e atores da cena, revela que o termo, em parte e como um todo, estava no ar cultural da época”, explicou a socióloga.
“Havia alguns outros termos concorrentes para o tipo de música que passou a ser chamada de heavy metal. Mas nenhum deles teria dado ao gênero a mesma configuração e sensibilidade”, garantiu Deena.
Imprensa
No que diz respeito ao jornalismo rock, o crítico Lester Bangs é frequentemente atribuído como a primeira pessoa que fez menção ao heavy metal, durante uma matéria para uma revista de música, e esse de fato parece ser o caso. No entanto, o colega de Bangs, Mike “Metal Mike” Saunders, também começou a usá-lo na mesma época.
Mike usou o termo heavy metal em uma matéria publicada pela Creem em maio de 1971 sobre Sir Lord Baltimore, do Kingdom Come. Na edição da Rolling Stone de 12 de novembro de 1970, Mike chamou o grupo Humble Pie de “uma banda de rock de merda barulhenta, não melódica e pesada como um heavy metal”.
É importante notar que essas primeiras aparições do termo eram para menosprezar os grupos, bem como suas obras musicais. “Embora Bangs e Mike tenham usado o termo heavy metal em formas bem diferentes, ambos os críticos o empregaram em um sentido negativo nas primeiras críticas em que o usaram”, pontuou Weinstein.
Independentemente disso, Bangs e outros críticos continuaram usando o termo, embora Bangs nunca parecesse gostar de heavy metal. Mas o uso penetrou no meio jornalístico, propagando-se a partir daí.
E com legítima razão – deveria haver alguma terminologia para descrever o estilo de música. Antes disso, alguns diziam apenas hard rock ou mesmo downer rock – um termo também usado para descrever o metal.
Além da fronteira musical
Weinstein também escreve que heavy metal estava sendo usado simultaneamente em lugares para descrever coisas como o estado político do mundo ou como uma referência à indústria e ao maquinário. Portanto, é lógico que, do final dos anos 60 até o início dos anos 70, o heavy metal foi empregado para descrever todos os tipos de coisas consideradas pesadas ou significativas.
Conclusão
Talvez você conheça outra história sobre como o termo surgiu, visto que há muitas! Porém, parece que a principal razão pela qual o heavy metal passou a descrever esse tipo de música é que o termo já estava flutuando no diálogo contra cultural da época, ao mesmo tempo em que um novo tipo de música mais pesada, impulsionada pela guitarra estridente, bateria e baixo intensos e vocal visceral, estava surgindo.
Com todos os ingredientes unidos, nasceu o termo para a música heavy metal.