O ganhador de Oscar e estrela do filme Coringa: Delírio a Dois, Joaquin Phoenix, se inspirou em um grupo diferente de palhaços musicais enquanto se preparava para o papel: o KISS, a banda mais quente do mundo.
A continuação de Coringa, de 2019, é estrelada por Phoenix como Coringa (nascido Arthur Fleck) e pela cantora e atriz Lady Gaga como Harley Quinn. Delírio a Dois se passa dois anos depois do primeiro filme, quando Arthur foi preso e está sob custódia no Arkham State Hospital aguardando julgamento por uma série de assassinatos.
Como o KISS inspirou Coringa: Delírio a Dois?
Quando os eventos de Coringa: Delírio a Dois acontecem, Arthur ficou desiludido com seu alter ego ou persona Coringa. E foi neste momento em que a inspiração do KISS entrou em cena.
“Você já pensou no tal de Gene Simmons do KISS? Na banda, jovens de 20 anos pintam seus rostos, colocam sapatos plataforma e é tudo rock n’ roll”, disse Phoenix ao USA Today. “Mas o que acontece quando você está na casa dos 40 e fala que não quer mais usar maquiagem? Eu simplesmente comecei a rir disso. Todd [Phillips, diretor] e eu pensamos que esse fosse o começo de alguma coisa”.
Hottest band in the World
Na verdade, o KISS enjoou de usar maquiagem muito antes dos 40 anos. O grupo abandonou a pintura facial em 1983, todavia, retornou com as maquiagens em 1996 para uma grande turnê de reunião na qual Simmons tinha pouco menos de 47 anos.
O KISS continuou em turnê pelos próximos 25 anos, fazendo seu último show em dezembro de 2023. Simmons tinha 75 anos; seu companheiro de banda, Paul Stanley, tinha 71.
Simmons, desde então, está em turnê com sua banda solo, e insiste que o KISS acabou para sempre (abrindo caminho para o eventual avatar do KISS). “Chega de maquiagem para mim”, disse o linguarudo em março.