Saiba como o Black Sabbath acabou incorporando Smoke on the Water, do Deep Purple, em seu repertório

O décimo primeiro álbum de estúdio do Black Sabbath, Born Again, que comemora 40 anos em 2023, apresentava Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, se juntando a Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward após um convite feito pelo guitarrista durante uma noite de bebedeira. O disco, que também é a última gravação de estúdio com Ward na bateria, não teve a aprovação de alguns fãs e críticos por sua mistura estranha.

A turnê que veio depois também foi bem estranha. Embora Gillan cantando músicas do Sabbath possa não agradar a todos, a banda era incrivelmente unida. E, o mais importante, eles até adicionaram Smoke on the Water, do Deep Purple, ao seu repertório.

Em uma entrevista no início de 1984, enquanto o Sabbath ainda estava em turnê (com Bev Bevan na bateria substituindo Ward), Tony Iommi foi questionado sobre sua decisão de tocar esse clássico ao vivo. Ele respondeu: “Bem, provavelmente é uma das músicas mais conhecidas de Ian, você sabe, no que diz respeito a ele estar associado ao que havia feito antes. E ele escreveu a música de qualquer maneira, então…”.

Claro, Iommi tinha seu próprio jeito de tocar a música – que era um pouco diferente comparando com a versão original de Ritchie Blackmore – e fez uma abordagem metal mais direta. Mas quando o guitarrista foi questionado sobre a sua maneira de tocar, ele respondeu: “Bem, eu tento tocar mais como o original. Quer dizer, obviamente coloquei minhas próprias partes, mas tento manter a forma como foi feito”.

Ouça a versão do Sabbath, com Gillan nos vocais, para Smoke on the Water abaixo:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)