Tom Sawyer é uma das músicas mais conhecidas da história do Rush, mas a banda quase desistiu de gravar a faixa.
“Foi uma música muito difícil de gravar”, admitiu Geddy Lee durante entrevista ao World Cafe.
A extensa música presente no álbum Moving Pictures, de 1981, quase foi deixada na sala de edição. “Quando começamos a mixar, houve todos esses problemas técnicos, porque estávamos usando um dos primeiros consoles de mixagem computadorizados da América do Norte na época”, explicou o baixista.
E continuou: “Isso foi em 1980, certo? 1979, 1980. E havia esse problema de aterramento, e a música continuava se mixando, se remixando. Nada estava funcionando. E, a certa altura, pensei: ‘Vamos esquecer essa música e seguir em frente’”.
Lee ficou frustrado com os contratempos e não achou que Tom Sawyer valesse o tempo e o esforço que a banda estava dedicando a ela. É claro que a música não foi abandonada e, em vez disso, se tornou um dos maiores sucessos do Rush.
“Isso só serve para mostrar que eu não reconheceria um single de sucesso se tropeçasse nele”, comentou Lee. “Lá estava eu, no limite, e até aceitando a ideia de que talvez nossa música mais popular de todos os tempos acabasse na lata de lixo”.
Confira a entrevista completa abaixo:
Geddy Lee, que está na estrada divulgando seu livro de memórias My Effin ‘Life, também estreou no início deste mês uma nova série documental da Paramount + chamada Are Bass Players Human Too?.