Há tempos o mercúrio está retrógado para o co-fundador do Pink Floyd, Roger Waters, pois vem enfrentando muitas críticas e investigações por supostas incitações ao ódio, depois de realizar show na capital alemã com trajes que remetem ao regime nazista.
A apresentação pivô de tanta dor de cabeça aconteceu na Mercedes-Benz Arena, no dia 17 de maio. Na ocasião, Waters usou, em determinado momento de seu set, uma camisa e um sobretudo pretos com elementos de cunho nazistas, além disso, a performance contou com rajadas de tiros fictícios.
É importante ressaltar que toda a encenação representa o teor lírico do clássico The Wall, lançado em 1979.
Durante entrevista ao programa Piers Morgan Uncensored, o baixista e vocalista do KISS, Gene Simmons, deu sua opinião sobre o caso. De acordo com Simmons, Waters é um cara bem-intencionado que está inflamado e irritado com a situação política.
“Bem, primeiro de tudo, Roger Waters é um cara muito talentoso. Ele já escreveu algumas das músicas mais maravilhosas em sua passagem pelo Pink Floyd, que foi décadas atrás. E ele sempre escolheu usar o palco como plataforma para promover seu ponto de vista.
Tem gente que prefere manter suas crenças políticas fora do palco; mas ele o usa como plataforma de sua opinião. Considero ele um cara bem-intencionado. Eu não concordo com seu ponto de vista, é claro. Só acho que ele está inflamado e zangado com a situação política, assim como todos nós”.
Roger Waters no Brasil
Entre os meses de outubro e novembro de 2023, o músico passará pelo país com shows em Brasília (24/10), Rio de Janeiro (28/10), Porto Alegre (01/11), Curitiba (04/11), Belo Horizonte (08/11) e São Paulo (11 e 12/11).
Originalmente programada para o ano de 2020, a turnê foi adiada por dois anos e teve início em julho de 2022 na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Seus últimos shows serão realizados na América Latina.