Como proposto na primeira parte da retrospectiva, a segunda e última seção relembrará alguns fatos relevantes no segundo semestre de 2017 para o rock n’ roll & heavy metal. Mesmo com o frio que aportou no mês de julho não fora motivo para diminuir a temperatura para a cobertura do Odin’s Krieger Fest, Martin Walkyer, Tuatha De Danann e Richie Kotzen. Mas julho teve mais, o Iron Maiden seguiu com a saga alcoólica ao colocar no mercado, Hallowed, mais uma cerveja oficial e o Accept e Megadeth anunciaram mais uma passagem pelo Brasil. A tristeza foi veicular sobre o acidente com o ônibus do grupo, Adrenaline Mob, que vitimou, infelizmente, o baixista David Z, e o suicídio de Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park. Já a treta do mês ficou, para variar, no universo da banda Angra, onde o ex-vocalista, Edu Falaschi, intitulou sua nova turnê à la ‘best of’ como The Angra Years, o que rendeu discordância com integrantes do Angra, passando então a se chamar Rebirth of Shadows Tour.
Em agosto, o RockBizz pôde levar aos seus leitores um pouquinho da emoção e o prazer em prestigiar o show da banda Mr. Big. Que banda, que show! Em meados do corrente mês, as preces dos headbangers aos deuses do metal foram atendidas, já que a reunião do Helloween era certeza absoluta e, mais, com datas confirmadas no Brasil. Além dos alemães, o virtuoso Zakk Wylde com seu Zakk Sabbath, In Flames, Hammerfall, Phil Collins, Anthrax e o Dark Tranquillity anunciaram a vinda pelas bandas de cá.
O que não faltou para mês de agosto fora movimentação no universo rock n’ roll, fosse pela revelação da identidade de Papa Emeritus, vocalista do Ghost, a confirmação do lançamento do disco de estreia do Prophets of Rage. Os brazucas colaboraram com boas notícias, já que o baterista Aquiles Priester assumiu o comando das baquetas no WASP.
A primavera chegou com o mês setembro, e nesse trouxe também à capital fluminense a sexta edição brasileira do Rock in Rio, com shows de lendas como The Who, Alice Cooper, Aerosmith, Def Leppard e Guns n’ Roses. Já o pessoal de Sampa se divertiu, e muito, com o festival São Paulo Trip, que contou com algumas atrações apresentadas no já citado RIR e o showzaço do The Cult. A cidade de São Paulo recebeu também a interessante exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses, o que fora um prato cheio aos fãs do expoente grunge. Já a galera do progressivo ficou feliz da vida com o anuncio da turnê de cinquenta anos do Yes e o comunicado da vinda do Ian Anderson (Jethro Tull) ao Brasil. A infelicidade fora a morte do guitarrista do Molly Hatchet, Dave Hlubek, e o caso de estupro coletivo que os membros do Decapitated estavam envolvidos.
O mês do Halloween trouxe o Helloween ao Brasil com a impecável Pumpkins United World Tour, a qual o RockBizz fora testemunha ocular do poderio sonoro dos alemães. E por falar em poderio sonoro, os suecos do In Flames quebraram tudo no show realizado no Rio de Janeiro, e de tal forma Septicflesh e Fleshgod Apocalypse destruíram tudo em seus respectivos shows na capital paulistana. E teve boas novas com o anuncio do lançamento da autobiografia de Roger Daltrey; revelação do título do novo álbum (Firepower) do Judas Priest; o sinal positivo para a vinda do Pain Of Salvation ao Brasil, em 2018. O ruim fora veicular a morte de Tom Petty e os problemas na laringe de Klaus Meine, o que fez o Scorpions cancelar a turnê norte-americana.
Quase na reta final de 2017, o mês de novembro reclamou o posto de mês mais intenso, onde o RB fora responsável pela cobertura de shows seminais como Megadeth, Green Day, Anthrax, Accept, Zakk Sabbath, Obituary, Apocalyptica e Dark Dimensions Folk Festival. Falar de boas notícias e não ter nenhuma nota sobre o madman, Ozzy Osbourne, é tão ruim quanto ir a festa de criança e não poder comer nenhuma gostosura, então, as boas novas fora a divulgação do show de Ozzy no Brasil, em 2018. Quem anunciou nova turnê também fora o Iron Maiden com a Legacy Of The Beast Tour, que durará até 2019; os holandeses do Epica e o gênio Roger Waters. O que doeu foi a morte de Malcolm Young, guitarrista do AC/DC, e Chuck Mosley, vocalista original do Faith No More. Ah, e o cancelamento do show do Lynyrd Skynyrd no Brasil.
No capítulo final de 2017, o RockBizz pôde conferir de perto as apresentações do Tesla, Cheap Trick e Deep Purple, no ótimo festival Solid Rock, e o baluarte do som gótico Lacrimosa, em São Paulo. Já os destaques foram a confirmação da nova turnê do Stone Temple Pilots com o novo vocalista Jeff Gutt; a revelação da capa e tracklist de Ømni, novo álbum do Angra; a controversa turnê com o holograma do mestre Dio, a Dio Returns: The World Tour. Mas, infelizmente, o mês – e o ano – não encerraria sem mais baixas no mundo do som pesado, já que duas grandes vozes se foram: Warrel Dane (Nevermore e Sactuary) e Mario Linhares (Dark Avenger), deixando lacunas que jamais serão preenchidas em seus familiares, amigos e fãs.
O ano de 2017 fora um misto de grandes eventos, notícias e felicidades com o sabor amargo de perdas inestimáveis, notícias tristes de todos os matizes como acusação de estupro e falta profissionalismo no meio musical e jornalístico e cancelamento de grandes shows. No entanto, o RockBizz seguirá 2018 firme e forte, noticiando com responsabilidade e profissionalismo tudo sobre o universo rock n’ roll e heavy metal.