Goste ou não, os anos 80 foi um dos períodos de maior destaque do rock brasileiro, com bandas como Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Plebe Rude e Ira tocando nas rádios de todo o país e lotando casas de shows por onde passavam.
Apesar disso, o guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt, em entrevista ao podcast PompsCast, atração apresentada por Marcello Pompeu (Korzus), afirmou que as bandas de rock nacionais da década de 1980 tinham um certo “bundamolismo”.
O músico do Angra disse: “O rock no Brasil, vamos ser sinceros, o rock dos anos 1980, como Legião Urbana e Barão Vermelho, tinham um certo bundabolismo. Não me entendam errado! Não podia muita guitarra, não podia assustar as freiras, tinha isso e aquilo.
De certa forma, o mercado no Brasil era muito conservador. Pintaram bandas como Korzus e o próprio Sepultura que mandaram tomar no cú esse bundamolismo; vamos meter guitarra e vamos berrar. Era um contraponto.
Tem uma linha para você se posicionar comercialmente e mercadologicamente que você não faz concessão. Por exemplo, para posicionar isso aqui vai ter que tirar a guitarra. Me desculpa, tira outra coisa, mas a guitarra, não.
Nos anos 90, muitas bandas já não tinham solo! Me ligavam para perguntar se a guitarra morreu; acho que perguntou para a pessoa errada, porque o que mais tem aqui é guitarra, solos de guitarras. É o tipo de concessão que a gente não faz. Mas, fora isso, tinha muita qualidade”.
Eis o bate-papo completo no tocador abaixo:
Realmente teve muito “tira isso ou aquilo do Rock nn roll nacional “. Hoje estamos sem boas bandas em evidências…porque o preconceito e a hipocrisia do empresariado são gigantescos… só querem encher-nos de “pagode,sertanejos,arrochas e música brega”. Bandas importantes no país, não tem chance de se apresentarem na TV e etc…. a música brasileira rica,bela e boa está morta….
Sei que a maioria dos “críticos” não gosta dos Engenheiros do Hawaii, mas nem citam mesmo quando se fala em bandas que “tocaram em todas as rádios do BR e lotaram shows”…
! Ponto pacifico
Sim realmente a Legião Urbana não berrava eles tocavam e cantavam Poesias que está na boca do povo até hoje, coisa que esse otários nunca vai saber o que é, aliás quem é ele mesmo ??
Calma amigo, o ponto do Raffael é que eram músicas feitas sem muita técnica. Aposto que ele reconhece a importância das letras, mas você também tem que reconhecer que o instrumental e a qualidade do vocal eram, no mínimo, abaixo da média…
Bitencour, não foi só anos 80, ainda hoje é assim, qual a desculpa para isso? E mais, muitas musicas de bandas internacionais, as radios quando tocam por aqui, vão la e cortam. Radio no Brasil não é conservador, é simplesmente contra o Rock. Não esqueça a marcha contra a guitarra, promovida pelos artistas da MPB (os barões da musica nacional) e apoiado pelas radios…
Cada banda tem seu estilo. Se vc é burro pra entender isso, não é um músico de verdade. Angra pra mim é uma bosta. Querer ganhar evidência criticando quem já está consagrado é de uma pequenez tremenda. Nunca vi ninguém pedir pra tocar uma música do angra.
Até essa reportagem, eu nem sabia quem era Rafael Bittencourt. Talvez eu prefira continuar sem saber quem é, rsrs.
Concordo. Todas as bandas de rock brasileiras são umas bostas; inclusive Angra.
Bom dia e excelente Domingo a todos! Ai…aiii!!!(?)…Sabe!? Chega um tempo na vida que a gente para de ficar “dando murro em ponta de faca”! É a chamada Maturidade! Acho que é tudo valido…sabe…! É a opinião desse cara! E opinião é que nem cú; todo mundo têm o seu e a sua! A relevância da musicalidade do Rock tupiniquim, acho que pode ser avaliada no legado que deixou, geração pós geração! O resto é tudo redundância e “blá blá blá! A arte de fazer Rock and roll, vai além de virtuosismos e barulheira aleatória e fútil! O Rock acima de tudo é estilo de vida e atitude! E vejam só vcs? Têm muitos artistas no Brasil, que jamais, fizeram rock and rool , porém, agiam como verdadeiros revolucionários e lobos solitários nos underground da vida hipócrita e boçal do mundo musical! Cito 2: Reginaldo Rossi e Odair Jose! Artistas “marginais”, com atitude; com muito mais atitude Rock and Rool do que muitos ‘headbands cabeludos”, metido a “metaleiro”, vagabundo e “rebelde sem causa”, financiado pela ‘mesada do papai”, empresário e rico da zona sul! Qta demagogia! Qta hipocrisia! Ninguém é melhor que ninguém! O sol brilha prá todos! Para de reclamar e lute pelo teu espaço de luz! ponto pacifico