O grande público e mídia hegemônica têm uma grande aversão ao rock n’ roll e heavy metal. Na verdade, essas duas frentes guardam uma dantesca repulsa ao som pesado e, obviamente, ao seu público, onde, numa simples oportunidade, os julgam de forma severa e imparcial. Num simples exercício de recapitulação, é fácil, fácil rememorar algum episódio em que os estilos musicais e seus fãs foram tratados de forma estereotipada e banal.
Ok! Tem uma turma da música que não ajuda em nada com atitudes e comportamentos infantis e tolos, o que reforçam, infelizmente, o pejorativo rótulo. Bem, mea culpa feita! É bem verdade que a mídia hegemônica, por exemplo, erra por inteiro ao tentar se comunicar com a turma do cabelo comprido, tatuagens, colete, taxas e afins.
Dito isso, algumas bandas fizeram aparições debochadas na TV e o resultado foi deveras bizarro e, claro, hilário. Nos players abaixo, vamos relembrar alguns desses encontros insólitos e dar risadas com a zombaria.
1. Nirvana – Top of the Pops (1991)
A política do programa britânico era nada de som ao vivo! Qualquer banda que se apresentasse na atração tinha que se ater ao temido playback. O frontman do Nirvana, Kurt Cobain, até aderiu à regra, mas tirou sarro do programa dedilhando sua guitarra de forma desleixada, gritando de forma desesperada no microfone e até simulando sexo oral no microfone.
2. Iron Maiden – TV alemã (1987)
Na pegada do Nirvana, a Donzela de Ferro foi orientada a subir no palco do programa e fazer playback do clássico Wasted Years. É claro que os caras não iam deixar isso barato e tiraram maior sarro da situação. Bruce Dickinson foi parar na guitarra, Dave Murray no baixo e Steve Harris no vocal.
3. Gene Simmons – The Mike Douglas Show (1974)
Na década de 1970, o KISS era o pesadelo em forma de música para os cidadãos de bem! E é óbvio que Gene Simmons e companhia iam aproveitar cada segundo de tal pânico moral e debochar de tudo e todos. Uma das falas de Gene no programa norte-americano foi: “Sou a encarnação do mal”.
4. Slipknot – TFI Friday (2000)
Os mascarados chocaram os telespectadores britânicos com uma performance brutal de Wait & Bleed, onde mosh pits e a agitação do público fizeram o almoxarifado do programa ficar sem duas câmeras. Corey Taylor & Cia não entram no palco para uma apresentação morna, e a apresentação no TFI Friday é um bom exemplo disso.
5. Marilyn Manson – Phil Donahue Show (1995)
Divulgando o primeiro álbum Portrait of an American Family, lançado em 1994, Manson e seus parceiros de banda tiraram sarro de toda hipocrisia da sociedade norte-americana, que se autoproclama o exemplo para o resto do planeta, no entanto, é uma das comunidades mais dodóis do globo.