Na edição do reencontro do Rock in Rio, a GamePay Arena chega à Cidade do Rock repleta de novidades. O local vai transportar todo o público para uma experiência gamer totalmente inédita no festival. Assim como em 2017, a arena volta a ganhar um grande palco, desta vez com 29 metros de frente, feito totalmente de led com uma estrutura robusta para receber playoffs de campeonatos importantes de jogos eletrônicos, diversas personalidades do cenário, jogadores e comentaristas de e-sports, além do espaço Streaming Zone, destinado a grandes streamers que extrapolarão o conteúdo da arena para a comunidade gamer em todo o Brasil por meio das plataformas de transmissão online.
Outra novidade é que o local receberá apresentações musicais de DJs, entre eles, o maior DJ do Brasil na atualidade, Alok, que também faz show no Palco Mundo no dia 3 de setembro, e Liu, que comanda a pista de dança do New Dance Order no dia 4. No dia 11 de setembro, no chamado Dia Dela do Rock in Rio, a arena contará com um line-up totalmente feminino dando destaque às mulheres que fazem parte do cenário gamer. A GamePlay Arena funcionará durante todos os dias de festival, das 14h às 22h.
“A cada ano, o cenário gamer cresce a todo o vapor no mundo todo. Sabendo da potência desse mercado, desde 2017 o Rock in Rio tem um olhar especial para este universo. Logo na primeira vez que apostamos em uma arena voltada aos jogos eletrônicos, atraímos mais de 360 mil pessoas para o local. De lá para cá, toda edição do festival conta com uma arena inteira dedicada somente aos games e que oferece uma experiência única e imersiva neste universo. Em 2022, nós inovamos novamente e ampliamos ainda mais as ativações da GamePlay Arena, que contará com diversas novidades que vão surpreender os nossos fãs”, comentou Luis Justo, CEO do Rock in Rio.
Paula Magrath, Gerente de Novos Negócios e responsável pela GamePlay Arena do Rock in Rio, conta que a arena é totalmente pensada para atender a todo o público do Rock in Rio: “a GamePlay Arena tem o compromisso de trazer um conteúdo gamer adaptado à diversidade das pessoas que vão ao festival, com uma programação para agradar a todas as idades e perfis e proporcionar a melhor experiência que os fãs podem ter.
Estamos trazendo campeonatos, que vão do eFootball ao Counter-Strike, show matches com grandes times e influenciadores de Free Fire e VALORANT, dinâmicas divertidas com o público de Just Dance e MultiVersus, além de uma parceria inédita com o New Dance Order, que trará grandes DJs do cenário eletrônico para compor a arena, tudo isso e ainda muita gameplay pro público. A ideia é que todos possam aproveitar os 3.000m2 de games em um espaço que está incrível e tem diversão para todos os gostos”, finalizou Paula.
Nesta edição, o grande palco, com uma cenografia neon e futurística, tem um formato ideal para receber os campeonatos de e-sports, com um espaço, estrutura e equipamentos para comportar dois times de até cinco jogadores cada um. Nos dias 2, 3, 4, 8, 9 e 10 de setembro, os apresentadores Estagiário e Nahzinha serão os responsáveis pela abertura e encerramento do espaço, garantindo muito entretenimento durante o dia, ao lado do DJ Cereja, residente do local que irá aquecer o público a partir de 14h. Já no dia 11 de setembro, o chamado Dia Delas no Rock in Rio — em que diversos palcos do festival, incluindo a GamePlay Arena, contarão com um line-up todo formado por mulheres —, terá a influenciadora Cherrygumms, uma das personalidades mais proeminentes dos e-sports, indicada como a maior referência feminina no mundo dos games e esports do Brasil pela Forbes, como a grande host e as DJs residentes Red Cloack e Babi Deejay, além de uma programação toda formada por grandes nomes femininos do cenário profissional gamer, fechando com a apresentação da DJ Bruna Strait.
A arena também conta com uma Streaming Zone, uma espécie de estúdio de vidro onde grandes streamers do Brasil transmitirão o conteúdo do local para seus canais em plataformas de streaming, extrapolando a experiência da GamePlay Arena para fora da Cidade do Rock e levando-a para a comunidade gamer de todo o país.
Já a experiência fora do palco, trará diversas ativações gamers preparadas pelos patrocinadores, apoiadores e parceiros da arena como TIM, Ubisoft, Game Jam+, Warner Games, Warner Bros. Games, Flix e Engov After. Na tradicional área de jogos gratuitos, o público poderá usufruir à vontade e gratuitamente de diversas estações do último e desejado console da Sony, o PlayStation 5, que terá jogos clássicos e os últimos lançamentos, fruto de uma parceria com a PlayStation, e ainda contará com 150m2 recheados de jogos que atravessam gerações como Pinballs e Arcades. Outra novidade é a parceria com o palco New Dance Order, que levará alguns DJs do seu line-up, que estão conectados de alguma forma a este universo, para fazerem apresentações no local.
No primeiro dia de festival, 2 de setembro, a primeira atração que sobe ao palco depois do esquenta do DJ Cereja é a gameplay do MultiVersus, da Warner Bros. Games, às 14h30, em que o público poderá participar de duelos no jogo multiplayer e gratuito que reúne personagens icônicos como Batman e Salsicha, tudo isso valendo brindes da marca. Arthur Ribas, apresentador do Warner Play, vai comandar a diversão, além de mostrar o trailer do game. Logo depois, às 15h45, o palco recebe dinâmicas interativas sendo conduzidas pelos embaixadores brasileiros do game Just Dance, que é sempre um sucesso no festival, incentivando as pessoas presentes a os acompanharem em algumas das coreografias mais divertidas e dançantes do jogo.
Já às 17h, acontece a fase de grupos do e-Brasileirão PRO. O E-Brasileirão é o Campeonato Brasileiro de Game de Futebol Oficial da CBF, organizado desde 2016 e que já teve mais de 100 mil inscritos em suas cinco edições. Este ano, pela primeira vez, a reta decisiva do e-Brasileirão PRO vai para a GamePlay Arena e já tem uma lista estrelada de players confirmados: Mito Abdalla, Eduardinho, Henrykinho, Gabriel Franja, Allan de Campos, Wellington “Nego Jr.”, Ewerson Portela, MTS Montro, Ruan, CyberDan, Thardelly e Markston.
O campeonato promete muita emoção com os grandes times brasileiros e comentaristas como Arthur Apeste e Arnaldo Cezar Coelho, narrador Gueirreiro Narrador, além de show matches com grandes jogadores de futebol, como Djair e influenciadores como Raquel Freestyle e Negrete. Os fãs também poderão acompanhar a transmissão de casa através do Stream do Estagiário no seu canal na Twitch. Fechando o dia, se apresenta o duo de DJs INNDRIVE, que coleciona mais de 40 milhões de streams no Spotify.
No dia seguinte, 3 de setembro, a programação começa às 14h30 com um painel exclusivo do filme “Adão Negro”, da Warner Bros. Pictures. Conduzida pelo apresentador da WarnerPlay, Arthur Ribas, a ação combinará conteúdo do filme, de um quiz especial valendo prêmios para quem participar e responder corretamente. Logo depois, às 15h, acontece o showmatch do MultiVersus com a participação do público. Em seguida, às 16h15, os fãs vão participar dos desafios musicais do Just Dance. Fechando o dia, acontece a grande final do e-Brasileirão PRO, com show dos artistas Califfa e Mateca.
Encerrando o primeiro fim de semana de Rock in Rio, no dia 4 de setembro, às 14h45, acontece o GameChanger, evento de Free Fire organizado pelo DJ Alok. A arena vai receber um super show match com os principais times do cenário, disputando o troféu desta edição especial. O GameChanger também contará com uma grande apresentação do DJ Alok com convidados especiais e influenciadores de peso. Logo depois, às 19h15, acontecem os desafios musicais do Just Dance. Na sequência, às 20h30, o público poderá ver novamente o painel exclusivo do filme “Adão Negro”, da Warner Pictures. Fechando o dia, acontece o showmatch do MultiVersus com a participação dos fãs.
Dando start no segundo fim de semana de Rock in Rio, no dia 8 de setembro, a programação será totalmente dedicada às semifinais do CBCS 1XBET Masters, com a primeira partida começando às 14h30 e a última terminando por volta de 21h. O Circuito Brasileiro de Counter-Strike, atualmente o maior evento da modalidade no país, possui a missão contínua de contribuir na formação e crescimento dos cenários brasileiro e sul-americano de Counter-Strike. Neste dia, quatro equipes se classificarão para grande final, que acontece no dia seguinte na GamePlay Arena. Encerrando a noite, o Watzgood, projeto formado pelos DJs e produtores Gabriel Ribeiro e Rodrigo Mazoco e que já figura entre os 100 produtores de música eletrônica mais ouvidos no Brasil, se apresentam no local.
No dia seguinte, 9 de setembro, das 14h30 às 19h30, acontece a grande final do CBCS 1XBET Masters, prometendo muita emoção com uma partida que será histórica entre os dois melhores times do campeonato. Em seguida, às 19h15, é a vez do badalado DJ Liu, que terá se apresentado no palco do New Dance Order no dia 4, comandar as apresentações musicais da arena. Encerrando a noite, às 20h15, acontece o Wild Rift Showdown – Rock in Rio Edition, com a presença de alguns dos melhores times profissionais de e-sports de Wild Rift: Vivo Keyd e Liberty.
Ambas as equipes participaram do Mundial do jogo neste ano, representando o Brasil, uma das regiões mais relevantes no cenário, realizado ao vivo na GamePlay Arena e transmitido pelos canais digitais do jogo e por influenciadores e streamers da comunidade, as partidas serão apresentadas por casters oficiais da Riot Games como Felipe Tonello e Bárbara “Bah” Gutierrez, e com a participação especial de Marcio Jamela, do AfroGames, junto à bancada de comentaristas.
No sábado, dia 10, às 14h30, acontece mais uma partida do Wild Rift Showdown – Rock in Rio Edition, novamente com a presença das equipes de Vivo Keyd e Liberty. Em seguida, às 16h30, a DJ Elisa Amaral comanda o som com sua presença de palco marcante, agitando a pista com seu set que viaja pelo melhor do House, Tech House, Disco e Swing, com muita ousadia. Encerrando o dia, às 17h30, será disputada a grande final da Tribo Cup 2022, o maior torneio ‘for fun’ da América de CS:GO.
Na disputa estarão os times vencedores dos dois splits deste ano do torneio, realizado pelo maior streamer do Brasil, Gaules. Já está garantida a equipe da ‘TotalePro’, vencedora do primeiro split que conhecerá seu adversário no próximo dia 30 de agosto quando termina o segundo split. A grande final terá um troféu e será disputado em uma melhor de cinco mapas. As transmissões prometem levar o público fã de CS ficam por conta dos casters Amarelo e Napa, na GaulesTV e Naahzinha, em seu canal.
Encerrando a edição de 2022 da GamePlay Arena, uma novidade: no chamado “Dia Delas” do Rock in Rio, que será composto apenas por mulheres no line-up de diversos palcos do festival, o espaço gamer do Rock in Rio também contará com uma programação formada apenas por elas. A primeira atração será às 14h30 com um painel do Senac Rio e MIBR, falando sobre a carreira das mulheres no universo gamer.
Logo depois, às 15h15, o VALORANT GameChangers — torneio oficial da Riot Games para o cenário feminino — ocupa os palcos da GamePlay Arena com o VALORANT GameChangers Showdown – Rock in Rio Edition, um confronto entre as equipes femininas de MIBR e Gamelanders Purple, com narração e apresentação da equipe de mulheres do torneio na Riot Games — Barbara “Bah” Gutierrez, Flavia “Naoshii” Carvalho e Camila “Chun” Curci. As partidas também serão transmitidas em canais das principais streamers e influenciadoras da comunidade de VALORANT no Brasil.
Às 19h15, as meninas que vão compor a equipe do Just Dance no palco da arena, comandarão e desafiarão o público para acompanharem as coreografias mais divertidas e dançantes do game. O encerramento fica por conta da DJ Bruna Strait, que já foi eleita uma das 20 melhores DJanes da América Latina pela revista norte-americana DjaneTop.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.