O caso de amor entre o rock n’ roll e o cinema começou na década de 1950, com obras como Blackboard Jungle e Rock Around the Clock, desde então, o mercado de entretenimento tratou de produzir inúmeros filmes e documentários dedicados ao rock n’ roll e heavy metal, pois há milhares de fãs sedentos por esse tipo de conteúdo, o que é sinônimo de muito dinheiro entrando nos caixas dos principais atores do negócio.
Existem títulos para todos os gostos dentro do universo da música pesada, sejam trabalhos pautados no viés cômico como This is Spinal Tap, Wayne’s World (1992), Wayne’s World 2 e Airheads; ou obras focadas num perfil documental como Metal: A Headbanger’s Journey, Global Metal, Some Kind Of Monster e Anvil! The Story of Anvil. Na lista há também trabalhos ficcionais baseados na carreira de nomes importantes da cena roqueira como Bohemian Rhapsody e The Dirt.
Nas linhas abaixo, vamos enumerar 12 filmes/documentários que valem muito a pena reunir os amigos para uma sessão de cinema, com muita pipoca, refrigerante ou qualquer outro tipo de guloseima!
1. Almost Famous (2000 – direção de Cameron Crowe) – Quase Famosos. O filme possui o famigerado clichê de sexo, drogas e rock n’ roll, mas não é o foco da obra. O filme é centrado na história de um jovem de 15 anos que consegue escrever para conceituadas revistas musicais. Com livre passe aos bastidores do show business, o personagem se depara com situações desagradáveis que expõem as entranhas sujas do mercado fonográfico.
2. School of Rock (2003 – direção de Richard Linklater) – Escola do Rock. Dewey Finn se vê na pior situação quando fora expulso da banda em que tocava. Para deixar tudo mais complicado, o músico está falido, sem um tostão no bolso e rachando apartamento com seu camarada, Ned Schneebly, que trabalha como professor substituto em escolas tradicionais.
Desesperado por dinheiro e aceitando qualquer coisa por um troco, Dewey se passa pelo amigo Ned num desses trabalhos temporários, onde acaba conhecendo uma turma com talento musical fora do comum, o que é a deixa para Dewey esquecer a grade curricular ortodoxa, e começar a ensinar lições sobre rock n’ roll. Com o apoio da criançada, o personagem faz de tudo para se tornar uma estrela do rock.
3. Rock Star (2001 – direção de Stephen Herek). O enredo é baseado na vida de um cara que trabalha num escritório como técnico de impressoras e que nas horas vagas ataca como vocalista numa banda de heavy metal que faz covers de seus ídolos. O cantor acaba tirando a sorte grande e consegue a tão esperada oportunidade na banda de seus sonhos, assim experimenta todos os prazeres e desprazeres de estar na estrada numa banda de metal famosa. O filme possui as presenças ilustres de Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society, Pantera), Jason Bonham (Black Country Communion, UFO, Foreigner, Led Zeppelin) e Jeff Pilson (Dokken, Foreigner).
4. Airheads (1994 – direção de Michael Lehmann) – Cabeças de Vento. O longa conta o desespero de uma banda de rock falida e sem talento que invade uma rádio com armas de brinquedo, obrigando todos os funcionários cumprirem suas exigências. Entre as exigências dos caras está colocar a demo tape da banda para tocar na programação da rádio. A comédia ainda possui a participação de Lemmy Kilmister (Motörhead) e Rob Zombie.
5. The Dirt (2019 – direção de Jeff Tremaine). A cinebiografia The Dirt é baseada no livro de mesmo nome, lançado em 2001. O filme conta a trajetória da banda norte-americana, Mötley Crüe; mostra os primeiros passos do grupo, o estrelato, fama mundial, decadência, desgraças pessoais e redenção.
The Dirt segue um roteiro simples, divertido e caricato. O espectador mais catedrático dirá que o filme é bobo, onde clichês do rock n’ roll transbordam a cada segundo do longa. Bem, isso é verdade, no entanto, é puro entretenimento, então, cumpre um dos requisitos da sétima arte que é divertir e trazer o sorriso ao rosto do público.
6. Detroit Rock City (1999 – direção de Adam Rifkin). DRC é um filme dedicado aos fãs da banda mais quente do mundo: o KISS! A comédia se baseia na vida de quatro amigos completamente loucos pelo grupo; os meninos passam por muitas dificuldades e perrengues para conseguir ingressos para o show de Paul Stanley & Cia, na cidade do rock, Detroit. O filme garante ao espectador momentos hilários e uma trilha sonora para lá de empolgante.
7. Little Nicky – Um Diabo Diferente (2000 – direção de Steven Brill). Com muito bom humor e trilha sonora animadora, a película mostra as aventuras do filho mais novo do diabo, que se vê em enrascadas quando seus dois irmãos mais velhos fazem de tudo para tomar o poder do hilário capeta e formar um reino realmente do mau. Com a ajuda de um cachorro e amigos, dentre eles Ozzy Osbourne, Nicky tenta impedir a maldade de seus irmãos.
8. Tenacious D: The Pick of Destiny (2006 – direção de Liam Lynch). O filme é focado na empreitada de dois jovens fracassados que estão em busca de sucesso no meio musical, depois de um deles ter tido a visão de como conseguir o tão almejado reconhecimento na área. O problema é que eles precisam encontrar a Palheta do Destino, no Museu do Rock, o que não é nada fácil. O filme tem a ilustre presença do saudoso Ronnie James Dio para abrilhantar ainda mais o trabalho.
9. Metal: A Headbanger’s Journey (2005 – direção de Sam Dunn e Scott McFayden). O antropólogo Sam Dunn embarca no mundo da música pesada colhendo depoimentos das principais figuras da cena, mostrando as origens dos estilos, as subdivisões, a censura e o preconceito sofrido pelo público e o poder da música na vida dos fãs.
10. Global Metal (2008 – direção de Sam Dunn e Scott McFayden). O documentário aposta na temática do movimento underground e no impacto da globalização do heavy metal e como diferentes culturas como a brasileira e israelense consomem e transformam a música pesada a partir de seu background cultural.
11. Iron Maiden: Flight 666 (2009 – direção de Sam Dunn). O doc mostra o dia a dia da banda britânica Iron Maiden na famosa Somewhere Back in Time Tour, então o público vai conferir momentos de lazer dos músicos, como Adrian Smith jogando tênis, Dave Murray e Nicko McBrain curtindo partidas de golfe, entre outras cenas bacanas. Se é fã da Donzela de Ferro, Flight 666 precisa estar em seu radar e ou coleção.
12. Anvil: The Story of Anvil (2008 – direção de Sascha Gervasi). O documentário é focado no trio canadense Anvil e a sua real luta para continuar firme no competitivo e, muitas vezes, injusto show business, bem como seu amor pela sua arte e seus fãs. O longa possui um teor emocional acentuado, já que evidencia as lutas e tristezas vividas por Lips e companhia.
Tem um com o Tom cruise
Esqueceram Rock Of Ages, a História do Def Leppard e Metal Lords….
Lord of Chaos, The Doors, Tommy, Quadrophenia, The Wall…