Em um julgamento marcado para o dia 10 de maio, o vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e o guitarrista, Jimmy Page, terão que ouvir a decisão de um juri sobre a autenticidade do clássico “Stairway To Heaven”, de 1971.
A dupla vai enfrentar um tribunal do júri em Los Angeles, nos Estados Unidos, que determinará se eles roubaram ou não os acordes iniciais de “Taurus”, de 1967, da banda Spirit.
A decisão tomada na última sexta-feira, (08), pelo juiz Gary Klausner aponta que as duas canções são parecidas o suficiente para que um júri determine se este é um caso de plágio.
Recentemente o Led Zeppelin havia foi acusado de “sair do contexto” por questionar a validade dos direitos de procuração dos advogados que cuidam do caso.
“Não há evidência para trazer a mínima dúvida sobre os direitos de procuração, ou mesmo argumentos da defesa. Isso representa tirar o processo de seu contexto”, diziam os profissionais que tentam provar o plágio.
Em 2014, Mark Andes, baixista fundador da banda Spirit, moveu ação contra o Led Zeppelin por uma suposta fraude em “Stairway To Heaven“, de 1971.
Segundo matéria da revista Business Week, o músico alegava inúmeras semelhanças entre a canção do Zeppelin e a música “Taurus”.
Na ocasião, Andes não conseguiu provar para a justiça americana que as músicas são iguais e que o Led Zeppelin também teve acesso ao conteúdo original.
O músico alega que o Led foi a banda de abertura de uma turnê do Spirit pelos Estados Unidos, no ano de 1968, quando os caras tiveram contato com o material.
Confira as duas músicas e tente achar a semelhança ente elas:
Fonte: 89fm