O guitarrista e vocalista do Triumph, Rik Emmett, conversou com Greg Prato, do site Ultimate-Guitar, e comentou, dentre inúmeros assuntos, sobre às comparações entre seu grupo e o Rush. Despido de vaidade e ego, Emmett, durante o longo bate-papo, cravou: “nunca fomos uma banda daquele nível”.
Rik disse: “Um crítico dos Estados Unidos ou pessoas que estavam apenas dando uma rápida olhada no som poderiam dizer: ‘olha, uma banda com três integrantes vinda de Toronto, Canadá; Rush é aquela que eu conheço, essa Triumph eu não conheço, mas deve ser igual ao Rush’.
Essa seria uma visão imprecisa, porque as bandas não eram tão parecidas, exceto pelo fato de que havia um vocalista masculino, éramos um trio e viemos da mesma localização geográfica. Além disso, as bandas não tinham muitas semelhanças em termos de música, álbuns e estilisticamente”.
O músico completou: “Eu sempre disse isso e direi novamente agora: eles estavam por cima! O Triumph conseguiu algum sucesso no rádio por causa do Rush, pois eles já tinham dados as caras lá antes. O Rush tornou a nossa vida mais fácil em alguns aspectos.
Eles meio que entraram em uma estratosfera meio Pink Floyds e meio Led Zeppelin. A banda era imensa, era um grupo internacional! Eles faziam grandes turnês – até mesmo na América do Sul, tocavam em estádios de futebol. Os caras estavam em outro nível. O Triumph nunca foi uma banda desse nível. É como se fosse uma uva e uma melancia”.
A entrevista completa pode ser lida aqui.
Em 10 de outubro, Rik Emmett lançou seu livro de memórias, Lay It On The Line – A Backstage Pass To Rock Star Adventure, Conflict And Triumph, pela via ECW Press. A obra conta os detalhes da carreira do músico canadense, sem deixar de fora os perrengues e brigas.
Ver essa foto no Instagram