O virtuoso tecladista Rick Wakeman (Yes) tem a solução para salvar a indústria musical. O assunto surgiu durante conversa com o produtor Rick Beato, quando falavam sobre o consumo de música via serviços de streaming.
Rick disse: “Os serviços digitais tiraram o público das grandes lojas de discos. Mesmo até 20 ou 30 anos atrás, você entrava em uma loja de discos e via milhares de discos. Você ficava tentando encontrar algo que havia visto nas revistas. As pessoas falavam sobre o assunto. Você encontrava os seus amigos e falava sobre a ótima música que havia encontrado. Ela era passada de pessoa para pessoa.
Estes serviços digitais tiraram isso. Não há interação agora entre pessoas enquanto elas compram discos. O que você faz quando fica online? Você encontra o que estava procurando e pronto. Mas se você for a uma loja de discos, eu garanto que você sairá com o que está procurando e algo mais, também”.
Wakeman arrematou: “Se você tem vinil; você tem CDs novo. Você também tem CDs e vinis antigos, então você pode fazer uma troca. Se você quiser fazer um download, então você também tem esta opção. Mas traga de volta as cabines de audição; tenha uma área inteira de cafeteria, onde as pessoas possam se sentar e se conhecerem, pois música é sobre interação.
Eu não acho que seria tão difícil fazer isso. Você só precisa de algumas gravadoras dispostas a agir em prol disto. Isto ajudaria a trazer de volta as diferentes maneiras de ter música, porque, no momento, a indústria fonográfica pensa apenas em streaming.
Além do mais, acredito que a indústria, neste momento presente, não é uma indústria musical. E não é tarde demais para trazê-la de volta”.
Assista a entrevista na íntegra no player abaixo: