No dia 5 de abril, o site canadense The Metal Voice participou de uma sessão de perguntas e respostas com o lendário tecladista do Yes, Rick Wakeman. Na ocasião, Wakeman relembrou o trabalho ao lado do Black Sabbath e Ozzy Osbourne.
Sobre a participação no álbum Sabbath Bloody Sabbath, do Sabbath, o músico disse: “Nós éramos grandes amigos; Ozzy [Osbourne], Tony [Iommi] e eu somos parceiros desde os anos 60. Teve um momento onde o Black Sabbath e o Yes trabalharam com o mesmo escritório de empresariamento e chegamos abrir para o Sabbath por volta de 1972.
Em 1973, nós (Yes) estávamos gravando em um estúdio e eles (Black Sabbath) estavam gravando em outro estúdio, mas no mesmo complexo onde tinha um bar que funcionava 24 horas. Então, em um desses encontros no bar, Ozzy me disse que tinha algumas coisas que precisavam ser feitas no teclado, o que era muito incomum para um álbum de metal, na época.
Ozzy me chamou para fazer esse trabalho para o grupo e eu aceitei sem problemas. Planejamos fazer o trabalho logo após a meia-noite, após o término das sessões do Yes. Entrei no estúdio e eles estavam todos inconscientes, e eu não estava muito longe disso. A única pessoa sóbria no estúdio era o operador de fita, que era um jovem apavorado.
Eu não tinha a menor ideia do que tocar; ouvi algumas vezes a música e resolvi adicionar algumas coisas na esperança que funcionasse. Naquele momento Ozzy abriu os olhos, chegou perto da gente e ficou maravilhado com o trabalho. Em seguida, ele apagou novamente (risos)”.
Já sobre o trabalho ao lado de Osbourne, que foi no sétimo álbum de estúdio do Madman, Ozzmosis, Rick comentou: “Eu participei em Ozzmosis, que é um dos melhores álbuns de todos os tempos. É meio prog metal! É totalmente diferente de tudo que Ozzy já havia produzido. É brilhante! Ozzy é um cara muito inteligente e brilhante, e é musicalmente inteligente. Nós ainda somos grandes amigos”.
No Sabbath, Rick Wakeman participou da canção Sabbra Cadabra, que você pode curtir no player abaixo:
Vcs são excelentes
Tive a oportunidade de assistir Rick Wakeman em 1986 no ginásio do Ibirapuera, grande musco e lindas músicas, inclusive a clássica “Julia” foi tocada naquele dia, para mim está entre os três melhores tecladista que já ouvi, ao lado do francês Jean Michel Jarre e do brasileiro Vermelho do 14 Bis, são the best nos teclados!