Nos anos 1980, o Iron Maiden vivia seu apogeu criativo, com álbuns que rivalizavam entre si nos quesitos genialidade musical, visual e artística. A concorrência, quase sempre, ficava comendo poeira, mas isto é um assunto para uma outra oportunidade.
Queremos relembrar um singelo episódio o qual o quinteto homenageou a série britânica de ficção científica, Doctor Who. Basicamente, a atração retrata as aventuras e exploração de Doctor ao redor do universo abordo de sua máquina do tempo e espaço, Tardis.
Doctor Who estreou na grade da TV britânica em 1963 e, em pouco tempo, caiu nas graças do público que não desgrudava o olhinhos da tela para viajar ao lado de Doctor.
Geração Who
Os britânicos que nasceram na década de 1950 foram amplamente influenciados pela série de TV, pois o país ainda lidava com alguns desafios impostos pela Segunda Guerra, com isso, um programa com a proposta aventureira e fantasiosa era um prato cheio aos jovens e, até mesmo, às crianças.
Neste balaio juvenil estava Stephen Percy Harris, David Michael Murray, Paul Bruce Dickinson e Cia, que mais tarde ganhariam fama mundial assinando as alcunhas de Steve Harris, Dave Murray e Bruce Dickinson, respectivamente, ao criar alguns dos maiores discos da história do heavy metal.
Cultura pop
Em 1986, Steve, Dave, Bruce e todo o resto do Iron Maiden estavam mergulhando de corpo e alma no tema futurístico que se tornou o conceito de seu sexto trabalho de estúdio, Somewhere in Time.
Influenciada pela edição #79 da revista em quadrinho francesa Métal Hurlant e pela sensação dos cinemas da época, o filme Blade Runner – longa de ficção científica estrelado por Harrison Ford, lançado em 1982 – a capa do citado trabalho, bem como sua contracapa e arte dos singles se tornaram um mar coalhado de referências à carreira do Iron e, claro, à cultura pop.
Uma singela homenagem
Dessa forma, para homenagear a série de TV, o Iron Maiden decorou a arte do single de Wasted Years, lançado em agosto de 1986, com a famosa Tardis. Como dito anteriormente, se trata da máquina do tempo de Doctor.
Na imagem abaixo é possível ver a “cabine telefônica” navegando pelo tempo e espaço. Veja:
Além deste, o Iron Maiden fez outras homenagens à cultura pop, as quais iremos recordar em outras oportunidades. Por enquanto, “don’t waste your time always searching for those wasted years”.