Há exatos 40 anos, em 19 de março de 1982, o mundo do rock perdia um de seus maiores guitarrista, Randy Rhoads, que tocava na banda de Ozzy Osbourne. Ele morreu aos 25 anos em um acidente quando o avião em que viajava fez uma manobra arriscada e chocou-se com um ônibus. Rhoads estava excursionando com Ozzy, que entrou em profunda depressão após a perda do amigo.
Rhoads já era um músico com muita visibilidade por ter participado do Quiet Riot, no entanto, seu trabalho ganhou muita relevância ao gravar os dois primeiros discos solo de Ozzy, Blizzard of Ozz, de 1980, e Diary of a Madman, de 1981, nos quais deixou sua marca pessoal em passagens e solos únicos.
Rhoads é cultuado até hoje por sua técnica que uniu música erudita com o rock e que ganhou destaque ao ser apresentada ao lado de um dos inventores do heavy metal. Infelizmente, não há muitos registros em vídeo de apresentações do guitarrista mais virtuoso do mundo. Mas há um bom material em áudio que mostra toda a sua genialidade. Há algum tempo o baixista Bob Daisley disponibiliza uma série de áudios raros nos quais é possível ouvir trechos de sessões de gravação dos primeiros discos de Ozzy que Randy participou. No site de Daisley ele ainda fala sobre a importância de ter trabalhado ao lado do lendário guitarrista. Clique AQUI para acessar esse material raríssimo.
Nos players abaixo você confere algumas apresentações antológicas de Randy Rhoads:
Neste outro player você vê a reação de Ozzy Osbourne ao ouvir um solo perdido de Randy Rhoads das gravações de seu primeiro álbum:
Fonte: 89FM