Rafael Bittencourt, líder e guitarrista do Angra, conversou com a jornalista Adriana de Barros, do programa Mistura Cultural, que vai ao ar pela TV Cultura, e explicou o conceito da música Vida Seca.
De acordo com o músico, a música lança uma olhar sobre a triste dinâmica em vigor na sociedade em que o conforto de um é o que oprime e gera escassez no outro.
Rafael esclareceu: “O Cycles of Pain, nosso novo álbum, fala de diferentes olhares da dor: emocional e psicológica. E uma das coisas que nós não poderíamos deixar de esbarrar, sendo brasileiros, é a enorme distopia social que a gente vive. É uma diferença social muito grande, e a música fala disso”.
Bittencourt acrescentou: “A ideia musical veio de Felipe [Andreoli – baixo], que já tinha boa parte da música criada. Ele me mandou um MP3 com várias ideias, mas quando ouvi esta música, eu percebi que ela não poderia faltar no álbum”.
O guitarrista completou: “Às vezes, a gente não sabe quais músicas precisamos trabalhar, porque não tem uma cara muito bem definida, mas esta, já nas primeiras ideias, era muito legal e tinha uma cara muito brasileira”.
Para conferir a conversa na íntegra, é só acessar o player abaixo:
Vida Seca é um dos destaques do repertório de Cycles of Pain; o som conta com a participação do cantor e compositor pernambucano Lenine.
O videoclipe oficial da canção pode ser curtido no tocador a seguir:
Cycles of Pain foi mixado e masterizado por Dennis Ward (Helloween, Magnum, Firewind) e a arte da capa idealizada pelo ilustrador Erick Pasqua.
Tracklisting de Cycles of Pain:
01. Cyclus Doloris
02. Ride Into The Storm
03. Dead Man On Display
04. Tide Of Changes – Part I
05. Tide Of Changes – Part II
06. Vida Seca
07. Gods Of The World
08. Cycles Of Pain
09. Faithless Sanctuary
10. Here In The Now
11. Generation Warriors
12. Tears Of Blood
“O conforto de um é o que oprime e gera escassez no outro”
Ainda bem que o Rafael não vive de sociologia, senão passaria fome.
Melhor ele se dedicar mais ao Angra, que ficou devendo nesse último disco.