Depois do relativo sucesso de A Momentary Lapse of Reason (1987), o britânico Pink Floyd só foi soltar um novo trabalho de estúdio em 1994, quando The Division Bell vislumbrou a luz do Sol via EMI e Columbia.
O disco, que foi o décimo quarto rebento do grupo, chegou desbancando nomes do pop como Mariah Carey e Toni Braxton e rock como Alice in Chains e Pantera. Os fãs adoraram a mistura progressiva com toques radiofônicos.
The Division Bell alcançou a primeira posição nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Suécia, entre outros países. Os números da obra musical são superlativos, visto que já vendeu mais de doze milhões de cópias ao redor do planeta.
Liderado pelo guitarrista David Gilmour, o disco teve a presença da escritora e romancista Polly Samson fazendo o trabalho lírico. A produção também foi de alto padrão, pois contou com a presença do veterano Bob Ezrin (Alice Cooper, Deep Purple, KISS, etc).
Outro fato interessante em torno de The Division Bell é a participação do físico e cosmologista Stephen Hawking na música Keep Talking. Trechos de uma fala do professor Hawking para um reclame do canal British Telecom fora inserido na canção.
Veja a propaganda com a participação de Stephen Hawking:
Inteligentemente, o Pink Floyd inseriu duas partes da fala do mestre Hawking: uma no começo da canção e outra no meio.
O primeiro trecho é: “For millions of years mankind lived just like the animals. Then something happened which unleashed the power of our imagination we learned to talk”. Em uma tradução livre: “Por milhões de anos, a humanidade vivia como os animais. Então aconteceu algo que desencadeou o poder de nossa imaginação e aprendemos a falar”.
Já o segundo excerto é: “It doesn’t have to be like this. All we need to do is make sure we keep talking”. A tradução é algo como: “Não precisa ser assim. Tudo o que precisamos fazer é garantir que continuemos falando”.
Amparada por solos de guitarra gloriosos de David Gilmour, inclusive com o uso de efeitos como talk box, e a interessante participação do gênio Stephen Hawking, Keep Talking é um dos grandes momentos de The Division Bell.
Saboreie as versões em estúdio e ao vivo de Keep Talking:
Há também a música Talking’Hawking’ do álbum The Endless River, de 2014