Um piano de cauda que pertenceu ao saudoso vocalista do Queen, Freddie Mercury, foi vendido por 1,7 milhão de libras (cerca de 10,5 milhões de reais) em um leilão da Sotheby’s na última quarta-feira (06).
Comprado em 1975 e importado do Japão para a Inglaterra, o piano Yamaha G2, que foi usado para compor o clássico do Queen, Bohemian Rhapsody, estava entre os mais de 1.400 itens que pertenceram ao cantor e que serão leiloados.
Os itens foram colocados à venda por Mary Austin, ex-namorada de Mercury, e conta com alguns objetos pessoais do falecido cantor, como álbuns de fotos, o telefone residencial de Freddie e muitas de suas obras de arte favoritas. Há também itens musicais, incluindo figurinos usados no palco e manuscritos de músicas como Killer Queen e Bohemian Rhapsody.
Em um comunicado de imprensa da Sotheby’s, Mary disse sobre o piano: “Freddie tratou a Yamaha com absoluto respeito. Ele a considerava mais do que um instrumento, era uma extensão de si mesmo, seu veículo de criatividade. Ele nunca iria fumar no piano ou colocar um copo em cima dele e ia garantir que ninguém mais o fizesse. O piano estava sempre impecável”.
Quando Freddie morreu, em 1991, ele deixou a casa e tudo que tinha dentro para Mary. Por três décadas, ela manteve a casa quase exatamente como estava quando Mercury morreu, mas agora decidiu vender a coleção.
#AuctionUpdate Freddie Mercury’s Yamaha G2 Baby Grand Piano—which he used to compose hits such as ‘Bohemian Rhapsody’ and considered as an extension of himself—sells for £1.7m, setting a record for a composer’s piano pic.twitter.com/bE0dJjZLIB
— Sotheby’s (@Sothebys) September 6, 2023