Paul Rodgers, lendário vocalista do Free e Bad Company, falou sobre problemas de saúde que quase o deixaram incapaz de cantar ou mesmo falar.
Em nova entrevista à CBS News, o cantor de 73 anos disse que sofreu 13 derrames, 11 leves e 2 graves, nos últimos anos. O primeiro acidente vascular cerebral grave ocorreu em 2016 e o segundo em 2019, resultando em uma cirurgia. Na época, Rodgers perdeu temporariamente a capacidade de articulação, colocando em risco sua carreira como vocalista.
“Para ser honesto, não pude fazer nada”, ele disse, revelando publicamente seus problemas de saúde pela primeira vez. “Eu não conseguia falar. Foi uma coisa muito estranha”, acrescentou.
Durante a cirurgia, os médicos realizaram uma endarterectomia para remover a placa que obstruía a artéria carótida. O procedimento representou um sério risco para as cordas vocais de Rodgers – e para sua vida – mas felizmente tudo correu bem.
“Os médicos me disseram, eles foram muito claros: ‘Você pode não sair vivo dessa’. E eu disse: ‘Oh, bem, isso é uma vantagem, não é?’”, disse Rodgers. “E quando acordei, abri os olhos e pensei: ‘Ah, ainda estou aqui’”.
A esposa de Rodgers, Cynthia, acrescentou: “Eu estava apenas orando. Tudo que eu queria era poder andar e conversar com ele novamente. Foi tudo o que eu pedi”.
Após a cirurgia, as habilidades de Rodgers retornaram lentamente através da reabilitação e, depois de seis meses, ele conseguiu tocar violão e cantar novamente. “Cada coisa que eu conseguia fazer era uma conquista… ‘Ah, eu posso fazer isso. Eu posso cantar'”, ele explicou.
Assista à entrevista completa abaixo: