Paul McCartney relembrou a criação de Yesterday, clássico dos Beatles, revelando que vários versos da música foram inspirados em sua mãe inconscientemente.
Yesterday é uma das canções mais famosas da história, com letras que expressam um sentimento de tristeza e arrependimento. Durante anos, o músico rejeitou a ideia de que Yesterday tivesse sido inspirada em sua mãe, que morreu em 1956, quando McCartney tinha apenas 14 anos. No entanto, em um episódio recente do podcast McCartney: A Life in Lyrics, o aclamado compositor admitiu que sua mãe provavelmente influenciou a música.
“Alguns me sugeriram que esta era uma canção sobre a perda da minha mãe. O que eu sempre disse: ‘Não, acho que não’”, observou McCartney.
E continuou: “Mas quanto mais você pensa sobre isso, ‘Why’d she have to go? I don’t know, she wouldn’t say’. Perdendo sua mãe para o câncer, ninguém disse nada. Não sabíamos o que era”.
Uma frase em particular – “I said something wrong, now I long for yesterday” – trouxe uma memória muito específica à mente de McCartney.
“Às vezes, só em retrospecto você consegue entender isso”, ele disse. “Me lembro claramente de um dia ter me sentido muito envergonhado por ter constrangido minha mãe”.
“Estávamos no quintal e ela falava de forma elegante”, continuou o músico. “Ela era de origem irlandesa e era enfermeira, então era acima do nível. Ela tinha um jeito que aparentava um pouco chique”.
O jovem Paul então decidiu chamar a atenção para o sotaque da mãe, o que a constrangeu. “Ela disse algo como ‘Paul, você pode perguntar a ele se ele vai?’”, lembrou McCartney. “Eu [a corrigi] e ela ficou um pouco envergonhada. Lembro de depois pensar: ‘Deus, como eu gostaria de não ter dito isso’. E isso ficou comigo. Depois que ela morreu, pensei: ‘Ah, eu realmente gostaria [de não tê-la corrigido]”, ele relembrou.
Yesterday foi escrita anos depois, quando Paul tinha 24 anos, em parceria com seu ex-companheiro de banda, John Lennon.
Confira o episódio completo abaixo: