Os desenhos animados, a partir dos anos 90, principalmente, viu uma grande oportunidade de engrossar sua audiência ao incorporar nomes da música em seus episódios. A série The Simpsons foi uma das precursoras em tal estratégia.
Bandas e artistas como Metallica, Ramones, Red Hot Chili Peppers, The Rolling Stones, Rammstein, Judas Priest, The White Stripes, Green Day, Aerosmith, Lady Gaga, The Smashing Pumpkins, The Who, Spinal Tap, 50 Cent, Coldplay e U2 deram as caras no desenho.
Outro icônico artista que apareceu nas criações de Matt Groening fora o ex-integrante do Fab Four, Paul McCartney.
A primeira aparição de McCartney em The Simpsons aconteceu no 7º episódio da 5ª temporada, chamado Lisa, a vegetariana.
No capítulo, que foi ao ar em 1995, o ex-Beatle e sua ex-esposa Linda McCartney ajudam a personagem Lisa a entender um pouco mais sobre o vegetarianismo, causa que o cantor defende até os dias atuais.
Acontece que, para aceitar participar do programa, Paul impôs a condição de que a personagem parasse de comer carne e até os dias atuais, o músico continua em contato com a produção do programa para garantir que seu pedido se mantém em pé.
McCartney também fez pequenas participações no 11º episódio da 4ª temporada (A Vida é uma Droga, depois que você Morre) e no 18º episódio da 16ª temporada (Homer, o Paparazzi).
Veja um trechinho da primeira aparição de Paul McCartney no The Simpsons: