Quando o assunto é guitarra e guitarristas, o bate-papo pode ficar acalorado e as opiniões são as mais distintas possível. Há quem ame o playing de Yngwie Malmsteen; já outras pessoas podem achá-lo um tremendo tédio. Há quem adore o virtuosismo de Eddie Van Halen (Van Halen) e não suporte a pegada simplista de The Edge (U2). Ou seja, é assunto para mais de metro!
Recentemente, o músico brasileiro Rafael Bittencourt, em uma conversa com o instrumentista Daniel Daibem no canal Amplifica, comparou a importância de Slash (Guns N’ Roses) e Angus Young (AC/DC) para o mundo da guitarra.
Bittencourt disse: “Eu estava conversando com o pessoal do Angra, que são um pouco mais novos do que eu, e a gente estava falando da importância dos guitarristas que tocam com Gibson.
Comparamos a importância de Angus Young com o Slash. Para mim, Angus Young é o rei da guitarra; para mim, ele é muito foda. Eu coloco ele no patamar do Van Halen!
Os caras começaram a rir da minha cara! Falei da importância dele, da Gibson, do quanto ele já inspirou as pessoas a tocarem guitarra. Mas falaram que quem inspirou tocar Gibson foi o Slash, mas, para mim, Slash é um cara recente.
Apesar de não ser tão recente assim, existe um intervalo considerável. Mas minha conclusão é a seguinte: eles não viveram o Angus, a paixão e o quanto ele revolucionou a guitarra”.