O virtuoso baterista do Dream Theater, Mike Portnoy, parou para conversar com o site Consequence e aproveitou a oportunidade para listar os dez álbuns que influenciaram a sua maneira de tocar bateria.
Entre as suas escolhas estava o sexto registro de estúdio do Pantera, Vulgar Display of Power. Na defesa de sua predileção, Mike declarou que o Pantera foi a banda que manteve o metal vivo nos anos 90.
Portnoy falou: “Vulgar Display of Power foi lançado na mesma época de Images and Words [segundo álbum do DT], em 1992. Na verdade, éramos colegas de gravadora na época, então, estávamos trabalhando na mesma gravadora e com as mesmas pessoas.
E eu lembro de ouvir o disco quando saiu e simplesmente me surpreendeu. Eu já era fã de Cowboys from Hell, o qual saiu um ou dois anos antes, mas esse pegou o som e o estilo e os elevaram a um nível totalmente novo. Para mim, o Pantera foi a banda que manteve o metal vivo nos anos 90”.
Vulgar Display of Power vendeu mais de dois milhões de cópias em todo planeta, além disso, rendeu clássicos para o heavy metal como Walk, Mouth for War, A New Level, Hollow, Fucking Hostile e Rise.